19 de maio de 2020

A PRÁTICA DE YOGA NÃO TERMINA COM O NAMASTÊ!




HUMBERTO J. MENEGHIN


É mais do que comum ao término de uma prática de ásanas, quem a ministra, após o sávasana, encerrá-la, em sukásana, com as mãos em anjali mudrá e dizer Namastê. Sentindo-se muito bem, leves, recarregados e relaxados, os praticantes enrolam seus tapetes e vão embora. No entanto, muitos não percebem que o Yoga vai além de um simples Namastê dito, na maioria das vezes, em voz suave acompanhado de um sorriso. E, será que os praticantes sabem disso?

Percorrendo toda a pratica que se desenrola por cerca de uma hora e meia num espaço de Yoga da cidade, nota-se que geralmente os praticantes realizam diversas posturas, um pouquinho de pranayama quando der e então vão para o sávasana, relaxar e a prática se encerra com o Namastê e pronto; para então retornarem noutro dia da semana e seguirem o mesmo esquema; sendo que nem sempre o processo meditativo é  apresentado, salvo boas exceções.


Mas, a professora que ministra a prática, logo no início consultando suas anotações sempre fala dos Yamas e Nyamas, da não violência, principalmente, o não passar dos limites e manter a calma e o equilíbrio no dia a dia; o que não deixa de ser um bom lembrete àqueles que estão sob a sua tutela.


Por outras vezes, descreve e fala sobre uma deidade hindu, destacando um mantra. E, ainda, por ordem da direção do espaço, dá os recados marketeiros.

E, então, o que significa o Yoga ir além de um simples Namastê, mesmo que ninguém diga nada sobre isso?


É a Vida de Yoga, o Yoga além do tapetinho, alguém pode lembrar. Mas, será que é possível ter uma Vida de Yoga num mundo urbano e agitado como é o que vivemos? Sim, é possível. E, com certeza demanda muito comprometimento, desapego e disciplina, agregados à compaixão e paciência e honestidade consigo mesmo.



                                     Illustration by Cacotte - Wellness & Yoga freelance illustrator in Paris



No entanto, trazer o Yoga além do Namastê que comumente é dito no encerramento das práticas de ásanas, está no se auto perceber, no saber parar por um momento quando os desvios mentais e as distrações aparecem; o conectar-se com a respiração, a mente e o corpo para se reconectar com o momento presente que, portanto possibilita diluir pouco a pouco a confusão mental e também a externa.


Sim; é também aplicar Yamas e Nyamas, na medida do possível, sem aquela rigidez forçada. É ser simples, mesmo que muitos não sejam e saber refletir quando algo não está bem e então abrir-se a respostas e soluções sem buscar culpados pelo o que acontece.

E, então, o que mais significa para você o Yoga ir além de um simples Namastê?

Harih Om!


HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 


Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal
 para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário