1 de julho de 2018

PARA O BRADESCO É FÁCIL MEDITAR




HUMBERTO J. MENEGHIN


Mesmo para os que não pagam as contas on line ou via apps, algumas vezes tem que ir ao banco para ser atendido seja por funcionários em suas mesas ou no caixa. Para evitar filas e que fiquem em pé, muitas agências disponibilizam senhas e cadeiras para os clientes se acomodarem enquanto aguardam o atendimento. No entanto, o Bradesco exibe em telas planas, sobre uma parede em frente, propaganda institucional e “dicas de bem estar” e uma delas é sobre meditação.


Apesar de a maioria das pessoas que esperam ser atendidas numa agencia bancária estarem absolutamente presas ao smartphones que seguram em suas mãos ou em conversa trivial com alguém ao seu lado para “aproveitar o tempo”, alguns assistem o que é exibido na tela tripla em frente por onde rolam desde dicas e informações sobre câmbio, cartões de crédito, conta corrente, empréstimos, viagens e de bem estar.


A animação digital sobre meditação, em pouco tempo já passa a informação que qualquer um pode meditar e que para meditar tem que se estar acomodado de forma confortável, inspirando e expirando até “relaxar o corpo”.


O próximo dizer que aparece pelas telas unidas, onde prevalece o fundo vermelho, é que o praticante tem que “limpar os pensamentos” e ainda utilizar da dica de trazer alguma coisa boa à mente para manter a atenção. E, por fim, aparece a mensagem de que é fácil meditar e que isso reduz o estresse.


Sim, parece um bom incentivo do Bradesco àqueles que esperam ser atendidos passar informações sobre como meditar, mesmo que de forma rápida e simples.


E, quem já está acostumado e adota a prática de meditação por alguns momentos na semana, sem precisar deste incentivo bancário sobre meditação, já tenta meditar para bem aproveitar o tempo ocioso mantendo o foco e atenção em um mantra feito mentalmente ou apenas observando a respiração.


Os leigos que assistem a animação digital podem achar que pelo simples fato de relaxar o corpo e “limpar os pensamentos” já estará meditando; no entanto, como sabemos, meditar não é tão simples assim como os dizeres da tela transmitem, uma vez que denota muitas e muitas tentativas ao longo do tempo, disciplina para aprimorar a concentração, o foco, deixando de se apegar, na medida do possível, às distrações tanto externas quanto internas.


E até aparecer o número da senha no painel, a animação sobre como meditar do Bradeso já foi assistida pelo menos quatro vezes por quem espera ser atendido.

Alguns podem acatar essas orientações e até fazer o que dizem ali mesmo; no entanto, quem realmente sabe o que é meditar e está em suas tentativas já por alguns anos pode achar a animação curiosa, trivial, discordando de que meditar é fácil e que somente visa o bem estar. 

Harih Om!

Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário