3 de março de 2018

NASIKAGRA DRISHTI: A CONCENTRAÇÃO NA PONTA DO NARIZ





HUMBERTO J. MENEGHIN


Diferente do shambhavi mudrá onde os olhos se direcionam para o espaço entre as sobrancelhas, no nasikagra drishti eles se convergem para a ponta do nariz e ficam lá por algum tempo. Parece estranho, incomum e até engraçado ver alguém olhando para ponta do nariz; no entanto, o nasikagra drishti, também conhecido como agochari mudra, desenvolve a concentração e apura a percepção de quem o pratica. E, no Yoga Terapia Hormonal torna-se fundamental para circular o prana para um ponto específico no corpo.


A palavra nasika, do sânscrito, ao pé da letra, significa “nariz”, enquanto que agra que aqui não é onde está o Taj Mahal, significa “ponta”. E, por sua vez temos que drishti é a técnica de concentrar o olhar num ponto.


1. Para realizar o nasikagra drishti, o praticante acomoda-se de forma confortável e mantém a coluna reta ao sentar-se sobre o tapete de Yoga, numa almofada ou em uma cadeira e adota um mudrá com as mãos, que pode ser o jnana mudrá, em que as pontas dos polegares e indicadores se unem.

2. Por um momento, o praticante se observa e toma consciência do corpo, do aqui e agora, relaxando-o onde há tensão e se ajusta, se precisar, para manter-se imóvel durante a prática.

3. Os olhos se fecham e relaxam, os músculos da face e a testa também estão relaxados, para logo após os olhos se abrirem.

4. Então, o praticante converge o olhar para a ponta do nariz, sem que a cabeça se mova. E, sutilmente, os olhos notam o formato da letra V invertida que surge pela ponta do nariz e os olhos permanecem ali apenas por alguns segundos.

5. Uma leve puxada pelos olhos é sentida e, então, o praticante os relaxa e cessa o nasikagra drishti.

6. As ações acima descritas são repetidas por mais alguns ciclos, de três a cinco e quando encerrar a prática do nasikagra drishti, o praticante fecha os olhos e observa o espaço interno, em chidakasha.

7. A respiração se mantém livre durante a prática do nasikagra drishti; no entanto, para os praticantes mais acostumados com esse mudra, a respiração pode ser retida no momento em que os olhos estão focados em direção à ponta do nariz.

8. Se houver muito incômodo quando se traz os olhos para a ponta do nariz, o nasikagra drishti deve ser evitado, bem como para quem tem glaucoma ou outro problema ocular na retina e ainda implante de lentes ou passou por uma cirurgia de cataratas. E, quem passa por um momento de depressão essa prática não deve ser feita.

9. No entanto, o nasikagra drishti fortalece os músculos dos olhos, removendo as tensões, acalma a mente, alivia o estresse, desenvolvendo a concentração.

1o. Praticantes que o realizam com frequência, logo notam que a além de apurar a concentração, a raiva e a confusão mental se dissipam, acalmando, além de induzir o praticante ao estado meditativo, com a ativação do muladhara chakra.

11. Ao se acostumar com a prática, o nasikagra drishti pode ser feito com os olhos fechados atentando-se para que eles fiquem voltados em direção à ponta do nariz.


Para finalizar o nasikagra drishti, fica a dica de atritarmos as palmas das mãos, aquecendo-as em especial os dedos médios para logo após as posicionarmos em concha, sobre os olhos para absorver o prana.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário