18 de março de 2018

DIZ QUE VAI COMEÇAR A PRATICAR YOGA, MAS, SEMPRE VAI ADIANDO




HUMBERTO J. MENEGHIN


Soube que algumas amigas ficaram muito interessadas em começar a praticar Yoga, animou-se e disse que faria o mesmo. A turma se formou, as amigas estão praticando e adorando. Um mês passou; e, dando várias desculpas dentre levar o cachorro ao veterinário, o filho ao dentista e até resolver um probleminha com a diarista, foi adiando o intento de começar a praticar Yoga. Perguntada quando viria praticar, soltou mais uma desculpa; mas, falou que na próxima aula apareceria. E, ela não apareceu. Diz que vai começar a praticar Yoga, mas, sempre vai adiando.


Ninguém gosta de ser deixado na mão; no entanto, mesmo que imprevistos aconteçam, muitas pessoas não conseguem administrar as várias tarefas e os compromissos da vida diária, inserindo-os adequadamente no tempo que dispõem que é igual para todos.


É verdade que se torna um pouco mais difícil administrar o tempo para quem trabalha fora e ainda tem que cuidar do lar, da família, dos filhos. E, a vida passa e os bons objetivos que algum dia gostaria de realizar, entre eles o de se comprometer com a prática de Yoga ou meditação são literalmente deixados de lado por “mera” falta de tempo.


Não é raro professores e professoras seja de Yoga e de até outras atividades já terem visto este filme antes: de alguém que se mostra tão entusiasmado em praticar Yoga e até estudar, mas que na hora H  não aparece, dá uma desculpa e outra e vai adiando. Sem contar alguns outros que nem isso fazem.


E, por acaso reencontrando mais para frente algumas dessas pessoas que postergam uma ou outra atividade, ainda insistem em dizer que vão aparecer para “fazer uma aula de Yoga”, algum dia; talvez algum dia que nunca chegue.


Além de não conseguirem encontrar o seu tempo, que até pode estar sendo desperdiçado junto ao smartphone em boa parte do dia, as pessoas que dizem que vão fazer e não fazem  acabam por trazer um certo desconforto para aquele ou aquela que aprecia ministrar aulas de Yoga e afins.


Acomodar-se aos demais é um bom ensinamento que algumas das escrituras transmitem, e, então, um ou outro professor de Yoga acomoda-se ao estilo comportamental de uma pessoa que nunca aparece para praticar, mas que insiste em dizer que vai aparecer algum dia para “fazer" uma aula e concentra com objetividade no que realmente importa.








No entanto, ministrar práticas para alunos e alunas que sempre estão lá, ou seja, que aparecem e prestigiam a prática é o que vale mais. E melhor ainda saber que já praticam e estudam Yoga há alguns anos com o mesmo (a) professor (a). 


O Yoga é para todos com absoluta certeza; mas, quem quer praticar tem que fazer a sua parte e não esperar que alguém o pegue pela mão e o leve até o seu tapete de prática para começar.

 Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário