18 de fevereiro de 2018

MAHASIRS MUDRÁ: FACILITA A CONCENTAÇÃO, EQUILÍBRIA ENERGIA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Parece ser um mudrá como outro qualquer, mas o mahasirs mudrá não só equilibra a energia do corpo e mente, mas, também é um grande facilitador para induzir o praticante à concentração. Dizem que este gesto também é indicado para aliviar enxaquecas e as dores de cabeça de vários tipos. No entanto, o que impressiona no mahasirs é a sua rápida eficácia.


Ao pé da letra, temos que mahasirs significa grande cabeça, um mudrá que na verdade ajuda equilibrar aquela energia acumulada e tensa que por hora está concentrada apenas numa parte do corpo, seja na cabeça, no pescoço, ombros, nas têmporas, mandíbulas, joelhos, quadril ou costas.


E, além de ter um efeito característico que facilita o alivio da tensão que está indevidamente acumulada em diversas partes do corpo, o mahasirs ainda pode auxiliar a eliminar o muco de uma congestão típica de uma sinusite.


Então, para fazer esse mudrá impressionante, o praticante acomoda-se de uma forma confortável, seja sentado ou deitado para trazer juntas as pontas dos polegares, indicadores e dedos médios de ambas as mãos, enquanto os anulares se dobram posicionando as pontas nas bases dos polegares. Por sua vez, os dedos mínimos ficam estendidos, o que para alguns pode até apresentar certo desconforto, que com o decorrer da prática cessa.








Estando as mãos e dedos devidamente posicionados no mudrá, quem o pratica logo percebe a fluidez energética que se faz presente nas pontas dos polegares, indicadores e dedos médios de ambas as mãos em conjunto com os anulares, devido á pulsação sanguínea.


Então, se o excesso de energia em desequilíbrio está muito presente no lado direito do pescoço causando uma dor na articulação e na cervical refletindo até uma das têmporas, o praticante mantendo o mudrá inspira trazendo a energia das mãos e dedos em mahasirs subindo pelos braços e chegando até o ponto em desequilíbrio. Expirando, repete algumas vezes o trajeto nas próximas respirações até perceber um certo alívio aparecer.


Dentro em pouco, a respiração se estabelece e vai estar suave, trazendo uma leveza e tranquilidade, permitindo que apesar do desconforto de uma dor ou não o praticante sinta-se mais concentrado prestes a seguir pela via meditativa.


O processo digestivo também se beneficia com a prática do mahasirs e se a insônia aparecer durante a noite, mesmo se você estiver deitado de bruços na sua cama, entre no mahasirs mudrá, porque em pouco a agitação irá embora permitindo que o corpo retorne a se estabelecer para o repouso merecido.

Harih Om!

Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário