11 de junho de 2017

QUEM PRATICA YOGA PRECISA TOMAR MELATONINA PARA DORMIR?





HUMBERTO J. MENEGHIN


É verdade, que com o avançar da idade, o hormônio natural conhecido como melatonina que é produzido pela glândula pineal, vai diminuindo. E, então, muitas pessoas resolvem fazer uso de capsulas sintéticas desse hormônio para pegarem no sono. No entanto, será que quem tem uma prática regular de Yoga necessita da melatonina para dormir?



Pois é, mesmo sabendo que o amigo é praticante de Yoga e por ele ter comentado que não estava dormindo bem à noite devido a um revés que passava em um determinado momento da vida, ela trouxe um frasco de melatonina e lhe deu, explicando que a melatonina iria definitivamente proporcionar-lhe uma boa noite de sono, ao longo do tempo.


No entanto, não desmerecendo a boa intenção de quem ofereceu o “remédio”, muito embora o praticante tenha faltado algumas aulas de Yoga devido a situação por que passava, a oferta da melatonina aconteceu justamente após o término da prática de Yoga que ele havia reiniciado.


E, por ter presenciado a cena, quem lhe ministrou a prática sugeriu que fizesse um teste, ou seja, não tomasse a melatonina para constatar como seria o sono daquela noite.


Feito isso, no dia seguinte o praticante disse que dormiu muito bem na noite anterior, colhendo absolutamente os bons frutos da boa prática de Yoga que tinha feito.







Não é segredo nenhum que dentre os inúmeros benefícios de uma prática de ásanas está a reativação adequada da produção hormonal pelas glândulas, que, de acordo com a sequência de posturas adotadas pelo praticante irá equilibrar os padrões mentais, o físico, os órgãos internos.


Consequentemente, como resultado da prática que também envolve respiratórios e a meditação, a produção do cortisol que é liberado pelas adrenais é reduzida, o nível de estresse e a ansiedade diminuem; e, desta forma, a pineal se reeduca e a produção da melatonina se resolve por si só sem a necessidade de uma reposição sintética para atacar a insônia.


É claro que se o neurologista de um praticante receitar a melatonina para outros fins que não seja o de uma boa noite de sono, tornando-se isso relevante, o uso deve ser feito.


Posturas boas para se ter uma boa noite de sono, basicamente são as de flexão, as restaurativas, balásana, viparita com apoio na parede e alguns pranayamas, incluindo-se o relaxamento, Yoga Nidra e meditação.


No entanto, uma prática centrada em retroflexões, back bends, e as mais dinâmicas, dependendo do praticante, não são indicadas para se ter aquela tão almejada boa noite de sono profundo.


Harih Om!

Curta/LIKE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário