5 de junho de 2017

“ALIEN YOGA”? NÃO. NAULI!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Não, não é uma prática de Yoga extraterrestre, mas logo que algumas praticantes começaram a postar vídeos no Instagram fazendo movimentos inusitados com o abdômen, adicionado a ações ondulares como se engolissem os órgãos internos, revirando o estômago, muitos enxergaram a figura de um alienígena em seus corpos. No entanto, o que essas instagramers fizeram e andam fazendo é um Kryia, um Kryia conhecido como nauli.

Para o leigo e o público geral que vê a performance dessas instagramers pela primeira vez,contorcionando o abdômen, levam um susto, acham estranho, olham em direção ao umbigo e a barriga e tentam fazer o mesmo que veem, mas nem chegam perto do movimento que elas fazem insidiosamente com a barriga. E, absolutamente, notam um ser esquisito se formar nesses abdomens tão maleáveis: um alienígena.





No entanto, para aqueles que fizeram um bom curso de Formação para se tornarem professores de Yoga sabem que o que aparece nesses vídeos é a execução de uma Kryia, o nauli, o que não é nada simples de alcançar a perfeição “alienígena” na execução.

De longuíssima data, presente no Yoga Tradicional, o nauli Kryia tem como função promover uma limpeza no sistema digestivo e demais órgãos internos, tonificando e fortalecendo o abdômen, através de movimentos feitos com os músculos de um lado para o outro, sustentado por um Uddiyana bandha adequado, onde os pulmões estão presumivelmente vazios com a sucção do abdômen para dentro e para cima em direção à caixa torácica.

As ações necessárias para executar o nauli além de um bom Uddiyana bandha, ainda consistem: contração isolada dos músculos localizados no centro do abdômen, bem como os que estão do lado esquerdo e direito, denominados respectivamente como: Madhyana Nauli, Vama Nauli, Daksina Nauli.




Além de beneficiar o praticante com um abdômen forte, melhor digestão e bom funcionamento dos órgãos internos, praticar o nauli ainda possibilita a correção certos desequilíbrios hormonais, trazendo até uma sensação de felicidade e estabilidade emocional.

No entanto, este Kryia deve ser aprendido diretamente com um professor de Yoga capacitado, evitado por grávidas, os que têm hipertensão, doenças do coração, úlceras e distúrbios gastrointestinais. Nauli, sim! Alien Yoga?
Harih Om!

Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário