25 de setembro de 2016

MATANGI MUDRA: PARA EQUILÍBRIAR O PLEXO SOLAR E TRAZER HARMONIA INTERNA




HUMBERTO J. MENEGHIN


O manipura chackra, também conhecido como plexo solar, que está acima da boca do estômago, muitas vezes se desequilibra, seja por influência de algo que não está bem no aspecto físico e mental como também no espiritual. E, para reconquistar esse equilíbrio e dissipar aquela sugação de energia que nos desestabilizou, o matangi mudra é uma das boas ferramentas que podemos utilizar.


De fácil execução, o matangi mudra além de ativar e equilibrar o plexo solar, promove a harmonia no funcionamento dos órgãos internos como estômago, pâncreas, baço, fígado, rins, vesícula biliar, duodeno e até o coração.


Consequentemente o processo digestivo também é facilitado e ainda se sabe que o matangi mudra estimula o hipotálamo que é uma parte vital no sistema nervoso autônomo, no cérebro, que uma vez ativado favorece o estado de equilíbrio no corpo.


Para executar o matangi mudra, o praticante tem que se sentar confortavelmente seja numa cadeira, poltrona ou numa postura de Yoga como sukásana e, num primeiro momento, posiciona as mãos frente ao plexo solar e entrelaça os dedos atentando para que o polegar da mão esquerda fique sobreposto a base do polegar direito enquanto que o dedo indicador esquerdo esteja envolvido por este polegar direito e indicador direito que se tocam nas pontas.


O importante é que os dedos médios de ambas as mãos sejam estendidos e mantenham-se firmes e unidos enquanto os demais apenas permanecem entrelaçados. A atenção do praticante está voltada para a respiração que acontece no abdômen.


A permanência neste mudra pode ser de cinco a dez minutos, sendo executado de duas a três vezes no dia. Há pessoas que o realizam apenas uma única vez e já sentem bons efeitos.


Para aliviar dores e desconfortos nos órgãos internos supracitados, recomenda-se que se faça por quinze minutos. No entanto para aqueles que tem pressão alta devem realizá-lo de forma moderada. Se você tem bruxismo, fazer o matangi mudra antes de pegar no sono poderá reverter esse incomodo uma vez que esse gesto ajuda a aliviar a tensão no maxilar.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário