1 de janeiro de 2015

PARA UM NOVO COMEÇO: GANESHA, LAKSHMI E SARASWATI




HUMBERTO MENEGHIN


Vestir roupa branca, pular sete ondas, oferecer flores a Iemanjá são alguns dos rituais mais adotados durante a passagem de um ano para outro. No entanto, para que um novo ano transcorra da forma como desejamos, repleto de coisas boas, Hindus, simpatizantes e curiosos pedem uma “ajudinha” para Ganesha, Lakshmi e Saraswati, deidades da Boa Sorte, da Prosperidade e da Sabedoria.


Extremamente populares na Índia e alguns países asiáticos, Ganesha, Lakshmi e Saraswati são conectados através de pujas ou simplesmente por meio de mantras específicos.


Ganesha, o Deus conhecido por remover os obstáculos dos caminhos dos devotos tem vários mantras para que seja acessado. Dois deles são muito conhecidos e fáceis de se entoar.



Om Gam Ganapataye Namaha!



Om Sri Ganesaya Namaha!




Saudando Ganapati o devoto realiza um desses mantras regularmente para que qualquer tipo de obstáculo seja atenuado e removido, bem como para iniciar um novo empreendimento.



Para Lakshmi, a Deusa da Boa Fortuna e Prosperidade, destacamos um de seus mantras:



Om Srim Maha Laksmyai Namaha!



Sentada ou em pé sobre uma flor de lótus, segurando nas mãos a mesma flor, Lakshmi é invocada para ativar a fluidez próspera que pode ser recebida na devida proporção.



Com obstáculos removidos em qualquer plano e ainda com a prosperidade que se almeja, Saraswati deve estar presente para que a sabedoria, o conhecimento, a música e toda arte permeie a nossa vida. Um de seus mantras:



Om Sri Sarasvatyai Namah!



Repetir os mantras cento e oito vezes usando um mala, um rosário é o que a tradição recomenda. Mas você é livre para entoá-los quantas vezes desejar, em voz alta, mentalmente ou sussurrando. O que importa é a intenção.


Harih Om!


Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário