4 de janeiro de 2015

PARA MANTER O CORAÇÃO SAUDÁVEL: PRATIQUE YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Umas das últimas boas notícias de 2014 foi que a prática regular de ásanas do Yoga é muito boa para manter o coração saudável conseguindo-se os mesmos resultados obtidos por quem faz exercícios aeróbicos. Até aí, “Inês está mais viva do que se pensava”, porque essa novidade só veio confirmar cientificamente os benefícios que o Yoga vem proporcionando ao sistema cardiovascular desde que o Yoga é Yoga.


Fundamentado em 37 estudos clínicos, realizados por pesquisadores americanos e holandeses, publicado na European Journal of Preventive Cardiology, concluiram que a prática regular de ásanas de Yoga contribuiu para reduzir a pressão arterial, colesterol, frequência cardíaca e outros fatores de risco cardiovascular nos participantes tendo sido comparado aos resultados observados nas pessoas que fazem exercícios aeróbicos, como correr, pedalar e caminhar rapidamente.


Mesmo que a finalidade principal do Yoga, que é moksha, não seja emagrecer, diminuir o estresse da vida diária, manter o coração saudável com pressão arterial, açúcar e colesterol equilibrados e um Índice de Massa Corpórea – IMC, dentro do patamar desejado, esses resultados são os efeitos palpáveis colhidos por aqueles que praticam regularmente.


O tipo de prática de ásanas realizada pelos que se submeteram a esse estudo não foi revelado abertamente. No entanto, ao que tudo indica, cachorros que olham para baixo mesclados a posturas realizadas de uma forma dinâmica podem ter sido adotadas pelo grupo de pessoas que participaram do processo; não se descartando a possibilidade de terem se centrado somente no Hatha Yoga puro e simples.


Receber um aluno ou aluna que apresenta cuidados referentes ao coração demanda por parte do professor ou professora de Yoga qualificado um bom senso apurado para que a prática transcorra de uma forma eficiente e tranqüila, sem que desconfortos desnecessários possam afetar a saúde dos que estão sob a sua tutela.Desta forma, o diálogo e até um parecer médico tornam-se úteis.

Harih Om!










Nenhum comentário:

Postar um comentário