12 de janeiro de 2015

LOVE ALL – SERVE ALL: AME A TODOS, SIRVA A TODOS. KARMA YOGA?




HUMBERTO MENEGHIN


“Ame a Todos – Sirva a Todos” frase atribuída à Sai Baba é o lema da cadeia de restaurantes Hard Rock Café que desde o dia da fundação em 1971 tem como missão: “Fazer bem, fazendo o bem”, lemas que podem perfeitamente descrever as atitudes de quem pratica o Karma Yoga, o Yoga da Ação.


Ser bem atendido onde quer que seja é o que se espera de quem presta um serviço, o que na grande parte das vezes acontece, com a exceção de algumas companhias aéreas e certas empresas de telefonias móveis e outros.


No entanto, aquele garçom ou garçonete de um grande restaurante, além de receber o cliente com um sorriso com o intuito de conseguir uma boa gorjeta poderá ao pé da letra aplicar o lema acima mencionado amando a todos e servindo a todos indistintamente. Outros, porém, podem oferecer o mesmo tratamento, mas sem a expectativa do ganho financeiro, apenas a de um ganho relacionado à satisfação do cliente.


Nem sempre é possível agradar a gregos e a troianos, a amar a todos e servir a todos a contento e o cliente acaba levando o que se paga pelo serviço e nada mais. Mas, realizar ações desinteressadas, desvinculadas dos frutos dos resultados que ela produz, a título de Karma Yoga, mesmo que existam intenções que possam ser consideradas libertadoras, o ser humano, no fundo sempre espera por uma recompensa, senão imediata, a que venha ao longo do tempo. Uma retribuição àquilo que fez, com o que contribuiu.


Na Bhagavad Gita, este tema é amplamente exposto, pois Krishna diz a Arjuna para ele praticar karma Yoga, o que possibilita se tornar livre dos ciclos repetidos de nascimentos e mortes, samsara.


No entanto, o Vedanta diz que a ação sem expectativa não é possível, uma vez que a expectativa está, na verdade, relacionada a um ganho pessoal, ainda que o ganho seja somente sentir-se satisfeito pela felicidade de uma outra pessoa.


Amar a todos, servir a todos, é um bom lema, que parece fácil de seguir e aplicar. E, ter esse mesmo lema estampado na fachada do estabelecimento comercial e até em camisetas da casa, só vem reforçar, em termos, um dos alicerces que conceituam o Karma Yoga, uma ação a primeira vista desinteressada de qualquer resultado, mas que no fundo é eivada da expectativa de retribuição para quem a realiza.


Save the Planet.

All is one.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário