10 de outubro de 2014

SOLDADINHOS DE PLÁSTICO: GUERREIROS OU DA PAZ?




HUMBERTO MENEGHIN


Lembram daqueles soldadinhos verdes feitos em plástico que por muito tempo estiveram presentes nas infâncias dos marmanjos que já passaram ou estão beirando os quarenta? Sim, eles ressurgiram numa nova versão, num formato hibrido que não descaracteriza a vibe guerreira, mas os apresentam moldados em posturas do Yoga. Será que eles agora são da Paz? Ou isso é só uma forma sutil para despertar o desejo de praticar Yoga nos homens que brincaram com eles?







Idealizados por Dan Abramson esses soldadinhos que “fazem Yoga” inevitavelmente atingem em cheio o inconsciente dos outrora meninos que com eles brincaram de guerra, meninos esses que cresceram, trabalham, muitos deles estressados, que potencialmente podem ser considerados consumidores de produtos voltados ao Yoga e principalmente futuros frequentadores de espaços onde se ministram boas práticas.










         



Sim, é o marketing bem pensado usando esses saudosos soldadinhos para arrebanhar mais praticantes homens para a seara do Yoga que como todos sabem é dominado quase que totalmente por praticantes mulheres.




    




     




No entanto, de acordo com o próprio Abramson que fundou este projeto que levou o nome de Yoga Joes, esses soldadinhos verdes moldados em ásanas numa ação pacífica são figuras que foram feitas para inspirarem as crianças, homens e os militares veteranos a tentarem o Yoga. É, dá vontade de comprar todos eles.













Curiosamente, antes dos Yoga Joes, Abramson lançou os Brogamats, uma linha de produtos de Yoga destinados aos homens, incluindo mat bags, a bolsa para carregar tapetinhos, estilizados reportando a formatos de “burritos”, espada ninja e arqueiros.








Apesar do ar bélico que carregam, a intenção realmente é muito válida, pois em vista dos inúmeros benefícios que a prática de ásanas e o Yoga em si nos presenteiam, muitos homens ainda se sentem um peixe fora d’água quando lhes indicam a prática como um novo caminho para ter uma vida melhor e, sobretudo, para o autoconhecimento.







E esses pequenos soldados verdes feitos de plástico vieram para convencê-los do contrário, que o Yoga não é só para mulheres, nem só para atletas ou celebridades que gostam de aparecer na mídia, mas sim para todos.


Harih Om!

Um comentário: