8 de outubro de 2014

“AWAKE”: A VIDA DE YOGANANDA




HUMBERTO MENEGHIN


Quando se vê a imagem ou se ouve falar sobre Paramahansa Yogananda, a maioria das pessoas imediatamente o associa ao livro “Autobiografia de um Yogue”, que ele escreveu. No entanto, muitos e muitos anos após seu desencarne, “Awake”, um filme documentário sobre sua vida será lançado em vários cinemas dos Estados Unidos, em 10 outubro/2014.








Conhecida como uma personalidade espiritual extremamente importante e influente para quem pratica Yoga, Yogananda é responsável pela introdução à meditação e ao Kriya Yoga a milhões de ocidentais desde as décadas de vinte e trinta seguindo até os dias de hoje.


Seu livro mais conhecido, “Autobiografia de um Iogue”, traduzido para 34 idiomas diferentes, já vendeu mais de quatro milhões de cópias e devido ao ensinamento e a essência das mensagens que transmite conseguiu e ainda consegue mudar as vidas de muitos de seus leitores.


Fã confesso dessa obra, Steve Jobs foi um deles, pois muitos dos que estiveram em seu funeral receberam como presente o download desse livro espiritual em seus iPads, o que foi uma das últimas vontades de Jobs antes de falecer.






Significando ao pé da letra “Despertar”, “Awake”, o documentário sobre Yogananda mergulha no mundo do Yoga do ocidente e o do oriente, tanto moderno como antigo, tentando explicar porque nos dias atuais milhões de pessoas que se dedicam a prática do Yoga e Meditação voltaram à atenção para dentro de si mesmas, resistindo às limitações do mundo material, em busca de autoconhecimento.


“Awake” foi filmado ao longo de três anos, com a participação de 30 países ao redor do mundo, contando com um extenso material do arquivo da vida de Yogananda, que nos deixou fisicamente em 1952, o que foi essencial para compor a narrativa.


No entanto, conforme consta, o filme acaba por seguir as mesmas dimensões de uma biografia padrão com a inclusão de entrevistas estilizadas, imagens metafóricas e recriações, levando-nos a cenários como os das peregrinações sagradas na Índia para Divinity School da Universidade de Harvard e de seus laboratórios de física de ponta, bem como para o Centro para a Ciência e Espiritualidade na Universidade da Pensilvânia e para o Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia.


Evocando a jornada da alma que se depara pelo caminho com a opressão do ego humano e a ilusão do mundo material, o filme procura criar uma imersão experiencial às esferas invisíveis.







No entanto, “Awake”, em última análise é a história da própria humanidade, ou seja, de uma luta universal de todos os seres para se libertarem do sofrimento e buscarem a felicidade duradoura.


A apresentação desse filme que procura contar o que pode sobre a vida de Yogananda, por enquanto, parece que será exibido apenas nos cinemas americanos, sendo que após o término, no Village East Cinema, em Nova York, em 14/10/2014, haverá uma sessão de perguntas e respostas.


Mais sobre “Awake” em 

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário