22 de janeiro de 2013

MANTRAS À VENDA!



HUMBERTO MENEGHIN


Na década de noventa, o astrólogo porto-riquenho Walter Mercado foi o precursor na comercialização de consultas esotéricas por telefone; depois apareceram outros como a Mãe Dinah, por exemplo. Agora, no tempo em que os celulares e similares estão em evidência na comunicação, se você mandar um SMS com a palavra MANTRA para o número 1315 e pagar R$ 3,99 por mês, receberá mantras enviados pela Monja Coen para atrair amor, saúde, trabalho e dinheiro. O comercial desse serviço tem sido exibido na Band e no SBT, no intervalo dos noticiários e à primeira vista isso pode parecer interessante aos leigos. No entanto, até que ponto a participação da Monja nessa comercialização de mantras, via celular, é válida? Será que isso não estaria diminuindo a sua credibilidade perante as pessoas que a admiram e frequentam a sua Sangha?




Obviamente a idéia de comercializar mantras via celular foi apresentada à Monja e foi aceita. Não sabemos quais são os termos do contrato realizado entre ela e o serviço de SMS, no entanto, com absoluta certeza, a Monja Budista refletiu muito antes de aceitar essa proposta e está ciente da repercussão e dos efeitos.

Difundir a palavra, reflexões e pensamentos construtivos pelos meios de comunicação em geral é viável, pois uma boa semente é plantada naqueles que absorvem a informação.




Mantras, instrumentos do pensamento, seja numa palavra ou conjunto de palavras que tem um significado respeitável, vem sendo transmitido de época em época desde os tempos mais remotos, preferivelmente por um Sábio ou um Guru. E cada um dos mantras tem um fim específico.

Essa ideia, a de vender mantras, contudo, não é nova, pois na meditação transcendental compra-se um mantra e muitos Gurus de ontem e de hoje também os venderam e os vendem; alguns deles não tão honestos assim.




A Monja Coen é uma Guru, tem sabedoria, está apta, é muito respeitada, é formadora de opinião e muito influente no Zen Budismo e pode perfeitamente transmitir um mantra; no entanto, como a linguagem que parece ser a mais eficaz é aquela que é rápida e ainda transmitida via SMS por celulares e similares, podemos concluir que a Monja está antenada sobre os avanços da tecnologia. Mas, será que isso não contribui para de certa forma abalar a sua credibilidade perante aqueles que a seguem e admiram?

Muitos que assistiram esse comercial na TV, onde a Monja Zen Budista enfatiza que “a força dos mantras, agora, está nas suas mãos”, se decepcionaram e deixaram de admirá-la, pois acham que não é preciso chegar a esse ponto, o de “vender” mantras na mídia, para difundir o Zen Budismo. No entanto, pode ser que o cachê e o recebido pela venda dos mantras via celular seja revertido em benefício do Centro de Budismo; mas, sempre resta uma dúvida.




Alguns menos despreocupados com isso, podem ter achado que a atitude da Monja Coen em vender mantras via SMS por celular é uma opção válida e que nada de ruim há nessa ação; pois o que importa é que sementes estão sendo plantadas, que poderão de uma forma ou outra despertar um interesse mais profundo pelo Zen Budismo por esses compradores de mantras.

Por sua vez, outros poderão considerá-la uma figura que está no mesmo patamar do astrólogo acima citado e da Mãe-vidente e isso, na verdade, acaba por ser uma comparação equivocada, que pode trazer descrédito a sua posição de Monja e até mesmo ao Budismo seja Zen ou Tibetano.

Walter Mercado dizia: “Ligue djá”. Você vai ligar (enviar o SMS)?





Harih Om!

12 comentários:

  1. oi Humberto..Sou fazona e aprendiz da monja e nem fazia ideia disso que soube pelo seu blog.
    Enfim, a unica conclusao que tiro, e de que nao ha nenhuma conclusao a se chegar...
    Uma vez, a Gloria Arieira ensinou sobre as intencoes.
    Se uma coisa se inicia com uma intencao pura e para o bem, ela nao merece ser julgada, mesmo que aparentemente seja ruim, ou mal interpretada pelos outros. O que vai contar, nao e o que parece, mas a intencao inicial. Acho ela acima de qualquer suspeita. Entao, minha admiracao nao muda em nada apos ver este comercial...um super beijo carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela reflexão Ju!
      Eu não conheço a monja pessoalmente; mas comecei a imaginar se fosse a Glória fazendo o comercial vendendo mantras de Krishna, Shiva, Ganesha e outros via celular (eu acho que ela não faria, pois não é tão popular assim), mas se fizesse o comercial, eu iria estranhar muito e ficar com um pé atrás.

      Excluir
  2. Encontrei este blog ao digitar "Monja Coen Mantras SMS" no Google, pois eu também vi o comercial na TV. Sou um leigo, não pratico yoga, mas preciso concordar com os pontos levantados pelo Humberto. Quando há associação de espiritualidade com dinheiro, em minha opinião, sempre haverá um prejuízo para a espiritualidade.

    Acredito que a monja não tenha feito uma boa reflexão a respeito de sua decisão, pois o bom senso nos leva a intuir que bons líderes espirituais não permitem que suas imagens apareçam na TV para vender SMS. É evidente que a maior prejudicada será a própria monja.

    ResponderExcluir
  3. Bom, pelo que vi o pessoal comentando numa comunidade de budismo no orkut, esse video não foi feito com a autorização da monja, foi uma montagem com sua imagem que usaram sem nem falar nada com ela e ela já está em processo para ver se resolve isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será mesmo?
      No intervalo do Jornal da Band continua passando todos os dias o comercial. Se for montagem capricharam e, ainda, a imprensa geral já teria divulgado a respeito.

      Excluir
    2. Só corrigindo o que eu falei, eu vi o pessoal comentando no facebook, e não no orkut. Bom, certeza absoluta de se é ou não fraude ai eu já não tenho.

      Excluir
  4. O interessante é o que no site do centro budista liderado por ela não há esse vídeo, o que mostra que o vídeo é uma fraude. E pelo jeito ela já está processando os responsáveis. Me parece que o vídeo foi feito em tom de brincadeira, mas pessoas devem ter pensado que usar a imagem dela daria uma boa grana. Além disso, os mantras não são budistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suposições não podem dar a certeza que a propaganda seja uma fraude.
      Se há processo em andamento cuidando desse assunto,uma liminar já teria suspendido a exibição do filme.
      E se realmente for uma fraude, um bom perito poderá confirmar isso.

      Excluir
    2. A sangha dela afirma que foi uma fraude, que ela foi enganada, que a produção disse que era uma coisa e usou em outra, e afirmam que tem um processo em andamento.

      Excluir
  5. Olá... comentário requentado!!! rs rs rs o assunto é de 2013,,,mas eu estava procurando essa passagem da Monja Coen vender mantras e cheguei até aqui. A resposta é óbvia: como escreve moeda em inglês? COIN qual a pronúncia? COEM, pronto: Monja Moeda ela também quer (quis) faturar o dela assim como o pastor o waldemiro, o rr soares, o "bispo" macedo e até o padre marcelo que escreveu um livro e fica mostrando os testemunhais das pessoas, mas pior mesmo é a benção da carteira de trabalho...
    Nota, eu sou esotérico, fui astrólogo em tempo integral entre 1990 e 2001, mas desisti da profissão... da profissão, não da Astrologia,,, mas isso é outra história... áhh, ia me esquecendo do João Bidú,,,, SMS para xyz e receba as previsões... por isso que ninguém acredita na Astrologia

    ResponderExcluir