13 de janeiro de 2013

A PRÁTICA DO DR.OZ




HUMBERTO MENEGHIN


Considerado uma das pessoas mais influentes do século 21 pela revista Esquire, o conhecido cirurgião cardíaco de origem turco-americano, Mehmet Cengiz Oz, que não veio do reino de OZ e nem é mágico, tem como um de seus objetivos principais retardar substancialmente os efeitos da idade em seus pacientes, inclusive nele mesmo. E, uma das ferramentas que adota é a prática diária de ásanas do Yoga. Mas, como é a prática do Dr. OZ?




Autor de uma série de livros de sucesso escritos em conjunto com o médico Michael  Roizen, dentre eles You Staying Young (Você Sempre  Jovem), que ensina como manter um estilo de vida saudável para que a velhice seja adiada, Dr. Oz, se tornou celebridade a partir do momento que começou a participar assiduamente de um quadro fixo no programa de TV da apresentadora Oprah  Winfrey para em pouco tempo comandar o seu próprio programa, The Dr. OZ Show, que trata de assuntos relativos à medicina e à saúde.




Para que as pessoas prolonguem a vida Dr. Oz recomenda que adotem hábitos até que simples, tornando-os uma rotina. Alguns desses hábitos vão desde manter uma alimentação saudável e balanceada, escovar os dentes e usar o fio dental para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde; beber muito líquido durante o dia, principalmente água e chá verde;  dormir pelo menos sete horas por noite para que o sono produza o hormônio do  crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois isso prolonga a  juventude; caminhar meia hora por dia, praticar exercícios que façam suar  pelo menos três vezes por semana; e, ainda, meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar  incluído na prática de Yoga ou Tai Chi Chuan. Parece fácil, mas muitos talvez não tenham a mínima predisposição para adotar a receita de OZ.




Dentro desta receita está a prática diária de ásanas do Dr. Oz, que leva apenas sete minutos para ser executada. Acessível a quem desejar experimentar, essa prática está no YouTube, sendo bem dinâmica e quem se predispor a seguí-la, num primeiro momento, poderá até pensar em não dar continuidade.

Assessorado por um professor, OZ começa a praticar um vinyasa onde o cachorro que olha para baixo se faz muito presente, intercalando-os com a trikonásana e os guerreiros. No entanto, o que torna bem difícil nessa seqüência são as flexões de braços que OZ executa dentro do vinyasa, flexões feitas enquanto uma perna está apoiada por cima da outra. Essas flexões são repetidas em três séries de dez, no desenrolar do vinyasa para que bem próximo ao final, após návasana, Oz se atenha a abdominais.




Acredita-se que haja um bom motivo para flexões de braços e abdominais serem feitas na prática de ásanas do Dr. Oz; no entanto, mesmo seguindo o fluxo da respiração, será que a inclusão desses dois exercícios junto aos ásanas é correto?

Para os mais tradicionais, a prática de Oz como acontece nessa seqüência não é Yoga, mas sim malhação, pois flexões de braços e abdominais não estão incluídos na lista de ásanas do Yoga. Se vai fortalecer e tonificar mais os músculos e se o abdômen vai ficar mais sarado, isso não é o que a prática do Yoga, em si, verdadeiramente propõe. No entanto, para aqueles que acham “tudo bem” incluir flexões de braços e abdominais durante uma prática, ásanas por ásanas, um resultado específico no corpo físico irá acontecer e isso será apenas um plus que poderá até auxiliar ao invés de prejudicar.



Conforme consta, Dr. Oz além de apreciar praticar ásanas de Yoga, é adepto da meditação transcendental e ao que tudo indica aplica na sua vida os conceitos que transmite aos seus pacientes e ao público em geral no que concerne à arte do bem viver.

OZ é um yogi ao seu modo, está fazendo a sua parte. Ele afirma que: “quando medito vou para aquele lugar onde a verdade está e onde se pode enxergar a realidade como ela realmente é”.

A sequencia do Dr. Oz está aqui, em duas opções:






Aproveite. Será que você consegue chegar até o fim?

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário