20 de janeiro de 2013

GANESHA E A DESATADORA DE NÓS: ALGO EM COMUM?



HUMBERTO MENEGHIN


A Santa Desatadora de Nós muitas vezes está presente nos para-brisas ou vidros dos veículos talvez com o propósito de que haja proteção, segurança e até mesmo fluidez na vida e no trânsito por o onde o devoto passa. Por sua vez, é raro encontrar nesses para-brisas um adesivo que traga a imagem de Ganesha, o Deus Hindu com cabeça de elefante e corpo de criança, removedor dos obstáculos. Mas, será que tanto a Santa Desatadora de Nós quanto Ganesha tem algo em comum? E, será mesmo que tem?




Conforme consta, no ano de 1700, o título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, foi designado a uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner, que se encontra na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo, na Alemanha.

O artista, ao criar esta obra, se inspirou na seguinte citação:
“Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”. (em Ap 12,1)

Descrevendo o painel artístico, sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes, enquanto um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que na verdade simboliza a nossa culpa original; ao passo que um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos, significando isso uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador que está nas mãos de Maria.




Ainda, na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, que simboliza as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem que é guiado por um anjo até o topo da montanha, que na interpretação de muitas pessoas, trata-se do Arcanjo Rafael, aquele que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.

Novenas Dirigidas a Nossa Senhora Desatadora de Nós é precedida pelo sinal da cruz, inclui o pedido de perdão pelos pecados com o propósito de não mais cometê-los e a reza do terço que é acompanhada de meditação específica para cada dia da novena; sendo, na verdade a meditação, uma oração e a do primeiro dia assim se desenrola:

Santa Mãe querida, Maria Santíssima, que desata os nós que sufocam os teus filhos, estende tuas mãos de misericórdia para mim. Entrego-te hoje este nó (Fazer o pedido) e todas as suas consequências negativas que ele provoca em minha vida. Dou-te este nó que me atormenta e me faz infeliz e tanto me impede de unir-me mais a Ti e a Teu Filho Jesus, meu Salvador.

Recorro a Ti, Maria Desatadora dos Nós, pois confio e sei que jamais desprezas o filho pecador que vem pedir-te auxílio. Eu creio que tu podes desatar este nó pois tudo te é concedido por Jesus. Eu creio que tu queres desatar este nó porque és minha Mãe. Eu creio que Tu o farás porque me amas com eterno amor. Obrigado, Mãe querida. Maria Desatadora dos Nós, roga por mim.




Não havendo a necessidade de se alongar na apresentação do Deus Hindu com cabeça de elefante e corpo de menino, Ganesha ou Ganapati é uma divindade muito venerada e constantemente invocada pelos Hindus e simpatizantes.

Considerado o Deus da Boa Fortuna, aquele que traz a prosperidade, Ganesha também é o que destrói e remove os obstáculos tanto de ordem material como espiritual e é por isso que a sua presença e energia são invocadas antes de se iniciar qualquer empreendimento desde prestar um exame, realizar um negócio ou uma cerimônia.




Mestre do intelecto e da sabedoria, aquele que orienta, Ganesha apresenta as soluções lógicas quando são solicitadas. Seus devotos são chamados Ganapatyas e o culto à Ganesha é muito difundido na Índia e nos países mais distantes.

No Ganapati Upanishad que faz parte do rishi Atharva onde Ganesha é identificado com Brahman e Atman, há uma descrição de todas as características e atributos de Ganesha e ainda contém um dos mais importantes mantras associados com esta divindade: Om Gam Ganapataye Namah, o que significa: "eu Te saúdo, Senhor das tropas".




Pelo visto, mesmo que as características e as imagens sejam bem diferentes, parece que entre a Santa Desatadora de Nós e Ganesha há muita coisa em comum.



Evidentemente, desatar nós é remover obstáculos e remover obstáculos também é desatar nós. Por isso independente da entidade, da fé e da crença o Deus está presente na Desatadora de Nós e em Ganesha, o que difere é somente a representação e o culto, mas a intenção é análoga.

Harih Om!

5 comentários:

  1. Olá Humberto,
    Ótimo artigo, parabéns. Eu sabia que Ganesha era o destruidor de obstáculos, mas não sabia que era "Considerado o Deus da Boa Fortuna, aquele que traz a prosperidade,... ". Agora estou entendendo certas coisas que me acontecem. O seu blog é um bom lugar para aprendermos mais sobre o hinduísmo. Vou começar a divulgar seu blog. Sugiro que escreva outro artigo sobre Ganesha contado sobre o seu nascimento e porque ele tem a forma que lembra um elefante.
    Mais uma vez parabéns!
    Eu pratico YOGA e tenho grande amor e fascínio por todo este grande conhecimento, embora saiba muito pouco.
    Um beijo,

    Ana Lauer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Senhor Humberto,
    Creio que por não conhecer os dogmas da religião católica tenha feito essa infeliz comparação...para o cristão só existe um Deus que é trino: PAI-FILHO-ESPIRÍTO SANTO...A VIRGEM MARIA É A RAINHA DOS CÉUS, MÃE DE DEUS!
    Não se pode comparar religiões, cada uma traz um conteúdo, um sistema de crenças...gostaria de alerta-lo que para um católico que seja praticante e conheça bem sua religião esta compraração é ofensiva pois fere uma verdade de fé, da nossa fé!
    Cada um no seu quadrado!
    Suas deidades e divindades não tem nada em comum com os Santos e Anjos Deus.
    O senhor crê em multiplos deuses, com multiplos poderes...nós cremos em:
    Deus Pai Todo Poderoso Criador do ceú e da terra e em Jesus Cristo Seu Único Filho,Nosso Senhor, que foi concebido pelo Poder do Espiríto Santo,nasceu da Virgem Maria,viveu-padeceu e morreu por nossa salvação!!!
    Paz e Bem, Monica

    ResponderExcluir
  3. Jesus é um DEUS que morreu por nós, derramou seu sangue na cruz para lavar os nossos pecados, ressucitou e esta vivo, no meio de nós!!!
    UM DEUS VIVO EM SUA IMENSA MISERICÓRDIA COM O ESPIRÍTO SANTO NA GLÓRIA DE DEUS PAI!!!
    A Virgem Maria, nossa mãe, intercessora e advogada nossa em todas as causas com seu imaculado coração a nós guiar e amparar na terra para que um dia cheguemos ao ceú.
    Santa Maria rogai por nós, agora e na hora da nossa morte, para que sejamos diguinos das promessas de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOPS...DIGNOS! Fui nas aulas de catecismo mas fugi da escola!

      Excluir
  4. Anonimos! Obrigados pelos comentários. Estejam com Deus! Harih Om!

    ResponderExcluir