7 de novembro de 2012

POR QUE RESOLVERAM ASSOCIAR O “FAZER” OU “PRATICAR” YOGA AO KEEP CALM?



HUMBERTO MENEGHIN


Acaba se transformando em água com açúcar ver por aí memes que se repetem. Um dizer que ultimamente anda sendo muito propagado em brindes, camisetas e pela web, em especial nas mídias sociais, é aquela que une a expressão KEEP CALM com alguma outra coisa. Numa dessas incursões está o KEEP CALM AND DO YOGA ou KEEP CALM AND PRACTISE YOGA. Parece chique e extremamente de bom gosto utilizar um desses jargões, ainda mais vinculado a uma expressão inglesa que remota do final dos anos trinta; no entanto, tudo aquilo que de certa forma vira “um arroz com feijão”, acaba tendo o efeito inverso: torna-se muito comum e até mesmo brega.



A indigitada frase, KEEP CALM AND ..., na verdade faz parte de uma série de cartazes que o Ministério da Informação inglês criou durante o início da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939, com o intuito de apaziguar a tensão que assolava o país que seria um dos principais alvos dos bombardeios nazistas.
Segundo consta, foram confeccionados três tipos de cartazes, com a mesma tipologia, um ícone que representava a coroa britânica, duas cores e frases de impacto. O primeiro cartaz, com uma tiragem de 400 mil exemplares continha a seguinte mensagem: Your courage, your cheerfulness, your resolution will bring us victory, traduzindo, “sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trará a vitória”. Já o segundo estampava a seguinte frase: Freedom is in peril, defend it with all your might, o que significa em português, “a liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força”, cuja tiragem foi de 800 mil exemplares.


E o último da série, que de uma forma híbrida até hoje emplaca na mídia e na rede é o: Keep Calm & Carry On, que na melhor tradução significa “mantenha a calma e siga em frente”, que na verdade foi pensado para ser divulgado no caso de a situação realmente se tornar mais complicada, ou seja, no caso da invasão da Alemanha no Reino Unido.
Foram impressos 5 milhões desses cartazes; no entanto, eles ficaram estocados caso o pior acontecesse. Como isso não aconteceu, os pôsteres acabaram sendo destruídos, restando apenas sete. Seis deles foram encontrados em 2009 e estão no Museu Britânico da Guerra e um outro foi achado numa livraria em Alnwick, no norte da Inglaterra. O proprietário gostando do layout, da mensagem e da história pendurou o cartaz em sua loja e isso caiu no gosto popular; e aí, não demorou muito para que reproduções fossem vendidas, para depois se estender para outros formatos, noutros produtos.




Mas, por que resolveram associar o “fazer” ou “praticar” Yoga ao Keep Calm? Alguns adotam-na como KEEP CALM AND DO YOGA ou KEEP CALM AND PRACTISE YOGA, significando respectivamente: “Mantenha a calma e faça Yoga” e “Mantenha a Calma e pratique Yoga”.




Tudo indica que essa união surgiu mesmo na Inglaterra por parte de alguns estúdios de Yoga que com o intuito de atraírem mais praticantes associaram a frase da moda ao Yoga. E, depois a mesma citação apareceu estampada em tapetes para a prática. No entanto, a pretensão era e ainda é vincular o estado de calma que se adquire quando se pratica ásanas do Yoga regularmente.


Uma pessoa que mantém a calma procura mantê-la em todas as circunstâncias da vida, seja praticando ou não ásanas do Yoga. Porém, para aqueles que padecem dos reveses do estresse, da correria do dia a dia, dos ataques de nervos, da ansiedade e da insegurança provinda das situações que se apresentam, dedicar-se à prática do Yoga, tanto em ásanas ou no estudo e na meditação, poderá colher os frutos de uma consciência mais plena que irá logicamente refletir em uma calma no físico.


Manter a calma diante de todas as situações que se apresentam ao KEEP CALM, a primeira vista pode ser fácil e até fashion. No entanto, como seres humanos que somos, bombardeados com inúmeras informações no dia a dia, “Manter a Calma” parece que está reservado a apenas aos que vivem isolados nas montanhas do Himalaia. Então, da próxima vez que um conceito KEEP CALM surgir na sua frente, note se o complemento realmente faz jus ao que se propaga.
Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário