30 de outubro de 2012

YOGINIS QUE SE TRANSFORMAM EM MOTOS



HUMBERTO MENEGHIN


Parece bizarro saber que um grupo de yoginis se predisponha a serem modelos de uma artista cuja especialidade é pintar corpos nus para comporem motocicletas feitas essencialmente de humanos. Sim, foi exatamente isso que a pintora especializada em colorir corpos, Trina Merry, fez como parte da estratégia para divulgar o show progressivo-internacional de motocicleta.

A inusitada ideia de pintar os corpos de várias praticantes de Yoga do sexo feminino, todas nuas para juntas formarem uma obra de arte mais do que original surgiu de uma das ações da agência I.d.e.a. com o intuito principal de divulgar o evento de uma forma mais do que diferente e exótica; o que, com certeza atingiu o fim almejado.












Num primeiro momento, muitos que veem esta composição artística de Trina Merry, fotografada por Juan Moreno, podem achar inédito, muitíssimo criativo e interessante. Mas, será que o Yoga em si está verdadeiramente presente nesse trabalho artístico?

 Segundo consta, a escolha de yoginis para comporem a formação da motocicleta feita de corpos humanos pintados com tintas que não causam alergia se justifica visto que apenas aqueles que se dedicam a prática de ásanas com regularidade e determinação cujo corpo tenha ótima flexibilidade é que são passíveis do entrosamento corporal que o trabalho exige.







Evidentemente que as yoginis modelos receberam um bom cachê para se exporem dessa forma. E, mesmo quem admira o trabalho sequer acha que estão peladas de tão perfeito que está a pintura em seus corpos, representando cada um as peças da moto.







O making of, os preparativos que anteciparam o trabalho envolveram muita concentração por parte de ambas as partes, da artista que pinta corpos que precisa estar bem centrada em si para pintar as yoginis modelos com perfeição sem que nenhuma delas ficasse fora do esquadro, do quebra cabeças, para formar as motos e, ainda, das yoginis modelos que durante muitas horas tiveram que exercitar a paciência até a obra finalmente se completar.

A artista preparou três trabalhos, ou seja, três tipos de motocicletas; a primeira na versão esporte e as outras duas voltadas para aqueles que adoram aventura e velocidade.










Na verdade, nesse trabalho artístico, de Yoga parece que não há nada, mas somente corpos que são flexíveis devido a pratica de ásanas; no entanto, em nome da arte, da criatividade e do glamour vale tudo e de repente a essência desse trabalho poderá até, quem sabe, ser aproveitada por alguma escola de samba carioca para o próximo carnaval.

Veja aqui o making off de corpos que se transformam em motos:




Harih Om!

Um comentário:

  1. Prezado Humberto,

    Faço no momento um trabalho de mestrado sobre yoga e blogs. Seu blog é um belo trabalho! Vc. poderia fazer contato comigo? O e-mail: myogom@gmail.com.

    Abs.

    ResponderExcluir