28 de outubro de 2012

TRANSFORMANDO YOGA EM ARTE



HUMBERTO MENEGHIN


Não é de hoje que alguns artistas como pintores e fotógrafos muito se interessam pelo Yoga e num ciclo contínuo de inspiração criam obras de arte onde ásanas são retratados de uma maneira artisticamente bela. Dentre esses artistas que transformam o Yoga em arte podemos destacar o fotógrafo americano Robert Sturman. Acostumado a fotografar atletas, músicos e paisagens ao redor do mundo, Sturman começou a fotografar especificamente ásamas, em 2003, a partir do momento que passou a se dedicar à prática e ao estudo do Yoga em busca de uma transformação pessoal mais profunda.








Agraciado com a oportunidade de mudar a sua vida e notando a bela poesia que os ásanas transmitem resolveu fazer arte com o Yoga, ou seja, fotografar yogis, yoginis, professores e praticantes, aqueles que tenham uma prática devocional do Yoga e sobretudo que estejam interessados em compartilhar esse momento tão especial numa fotografia.










Inicialmente seus trabalhos se concentraram em fotografá-los executando ásanas numa praia até ser convidado por uma penitenciária para registrar presidiários que participavam de um programa de Yoga a eles dirigidos e assim foi. 










Os cenários de Sturman geralmente são as praias de Malibu, canyons, as ruas de Manhattan e outros lugares cuja paisagem é de tirar o fôlego. 










Recentemente a sua mais nova inspiração foi Tao Porchon Lynch, a conhecida professora de Yoga de 93 anos de idade, que foi fotografada usando um vestido vermelho esvoaçante.










No verão passado quando estava num café em Nova York, se deparou com uma yogini que usava um vestido vermelho, carregando um mat de Yoga. Obra do destino ou não, mesmo conhecendo-o do FB, a praticante foi convidada para ser sua modelo por um dia e, então, Sturman fotografou-a em diversos lugares da cidade.

















Mesmo não tendo uma preferência específica sobre quais ásanas gosta mais de fotografar numa modelo, esse mestre da arte da fotografia confessa que algumas paradas de mãos e a postura de Shiva Nataraja lhes são bem apreciadas, pois transmitem uma elegância peculiar.










Como o Yoga, a arte da fotografia em si não é para qualquer um. Muitos podem achar fácil pegar uma câmara digital e sair por aí fotografando seja paisagens, pessoas ou yoginis em posturas de Yoga.










No entanto, o verdadeiro artista sabe muito bem qual é o momento exato, o momento em que a luz e a beleza se encontram e são expressas para que a imagem da fotografia apresente o fim desejado.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário