22 de setembro de 2012

KATY PERRY MEDITA, LIMPA CHAKRAS E PRÍNCIPE CHARLES TESTA VRKSÁSANA



HUMBERTO MENEGHIN


Desde que se divorciou do marido e comediante Russell Brand, Kate Perry parece que entrou de cabeça, na busca espiritual, quem sabe, para amenizar a situação desgastante por que passou durante o processo de divórcio. Concomitantemente a isso, o Príncipe de Gales deu o ar da graça durante uma visita a marinheiros amputados praticantes de ásanas do Yoga e cumprindo ou quebrando o protocolo, a seu modo, ensaiou a  conhecida postura da árvore, vkrsásana.




Após um casamento tradicional indiano, que incluiu elefantes, kirtan, sitaras e cânticos védicos, acontecido em 2010, a talentosa cantora Kate Perry ficou casada com Russell Brand, por apenas quatorze meses. E, o curioso é que tanto ela como o ex marido são simpatizantes do Yoga e da Cultura Hindu e parecem estar num caminho sem volta: a busca espiritual. Então, por que se separam se ambos tem esse fim característico em suas vidas?




Passar por um processo judicial de divórcio, hoje em dia é mais do que comum; no entanto para que ambas as partes cheguem a um acordo, sem que nenhuma delas se sinta lesada, não é uma tarefa fácil.




A busca espiritual independe se uma pessoa se dá bem ou não com a outra, pois isso é algo muito peculiar ao ser de cada um. Perry está em seu caminho alegrando as pessoas com o seu talento como cantora e compositora, o que também não deixa de ser um ato meditativo, e para ela ir ao encontro dessa busca espiritual através de técnicas meditativas parece não ser tão simples assim, pois isso denota muita determinação e disciplina, e, ainda, orientação correta.




Seus hits Teenage Dream, Fireworks, Hot and cold, Part of Me, são canções cujos refrões colam na mente daqueles que as ouvem e podem demasiadamente se apresentarem durante o momento de tentativa de meditação daquele que é apreciador de suas músicas. Então, será que quando ela estiver meditando conseguirá se desvincular das letras das canções que canta, dos refrões que sem querer podem atrapalhar aqueles que querem ficar em silêncio para meditar?

Curiosamente, ela tuitou a 26.7 milhões de seguidores o seu intento de meditar, o que pode de uma certa forma também incentivar esses seus fãs a fazerem o mesmo e aí não demorará para que novos adeptos da meditação surjam, incluindo aqueles que também irão procurar limpar ou clarear os chakras como Perry fez.




E, por mera coincidência ou não, seu ex marido que vive degustando aulas de ásanas de Yoga em diversos estúdios de LA, com preferência à Kundalini Yoga, tatuou os chakras num de seus braços. Será que ainda continua prevalecendo algo comum entre eles?




A busca espiritual consciente não está de forma alguma vinculada ao status social de uma pessoa, pois a todos está acessível; é só encontrar o caminho correto. Do mesmo modo ocorre com a prática de ásanas do Yoga, todos podem a ela se dedicar, só basta querer.




No entanto, para aqueles que ainda não se sentem motivados a isso, vale observar o exemplo de alguns marinheiros ingleses que por terem sido feridos no Afeganistão, continuam acreditando em si e praticam ásanas do Yoga, mesmo tendo um ou mais membros amputados.




No sentido de reconhecer o empenho que esses grandes homem fazem para se reabilitarem, Príncipe Charles foi visitá-los no Centro de Reabilitação Médico da Defesa, e para não deixar passar em branco, ensaiou a postura da árvore, vrksásana, na sua melhor versão, mesmo trajando terno e usando sapatos.




Será que realmente poderíamos aceitar esse apoio de pé na altura da canela como vrksásana?

Para aqueles que cultuam esse nobre, evidentemente que sim. No entanto, se realmente o Príncipe Britânico gostasse de praticar ásanas do Yoga, todos já teriam conhecimento disso há muito tempo e a interação com os marinheiros seria bem mais válida, deixando de ser apenas mais um mero cumprimento de protocolo que na verdade é  valorizado pela presença de uma pessoa que é muito importante e que pode trazer bons frutos ao referido Centro, mesmo que pise inadvertidamente num dos mats com seus sapatos.




De todo modo, diante da dedicação desses marinheiros em praticar ásanas do Yoga, mesmo privados de alguns de seus membros, fica aí  o exemplo para aqueles ou aquelas que ainda estão desmotivados e que vivem reclamando da vida por qualquer obstáculo pequeno que surja na frente.

Harih Om!


3 comentários:

  1. Os marinheiros vão ao Afeganistão, hostilizam um país, são de alguma forma obrigados a matarem pessoas gerando assim karma negativo, ficam aleijados e tudo por causa da ambição de um governo pelo petróleo ($$$)... E ainda cultuam o príncipe que os colocou lá para engordar suas já imensas riquezas? Haja yoga meu caro Humberto, pra tomar consciência de toda essa sujeira e não pular no pescoço deste almofadinha... om shanti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato de ele pisar no tapetinho com os sapatos, já dá pra ter uma noção de como as coisas realmente são.

      Excluir
  2. São muitos os pontos de vista. O Thiago tem sua razão ao dizer o que diz - uma análise profunda. O Humberto também tem quanto sublinha o posicionamento das pessoas que reclamam em vez de agradecer. Eu acho a Yoga essencial para uma vida feliz e saudável. Acho que o ideal seria que todos pudessem tomar contato ou conhecê-la desde cedo, ainda na infância. Mas estamos longe disto. Então, quando o nosso karma pessoal nos permite este magnífico encontro temos que nos sentir muito gratas. E a hora que o Universo se abriu para você e você para ele. Agarre esta oportunidade - com uma, duas ou nenhuma perna. Agarre com o coração e encha-se de gratidão. Este é o segredo para ir longe e nunca desistir! Um beijo, Ana.

    ResponderExcluir