26 de setembro de 2012

A REVOLUÇÃO CORPORAL DE GAGA



HUMBERTO MENEGHIN


Até para aqueles que já tem um lugar mais do que garantido sob os holofotes, continuar a se destacar na mídia, hoje em dia, vale tudo; Lady Gaga que o diga. Para rebater os boatos propagados por fotos supostamente “photoshopadas”, de que estaria muito acima de seu peso, a cantora do hit “Born this Way”, nascida desse jeito, postou em seu site LitteMonsters.com, fotografias suas vestindo apenas calcinha e sutiã. E, numa delas, como não poderia deixar de ser, ensaiou um ásana do Yoga.




Adepta da Yoga de Bikram, rebatendo os boatos sobre o seu excesso de peso, apesar de alguns realmente dizerem que está ostentando onze quilos a mais, Gaga, resolveu confessar que desde os seus quinze anos de idade padece de bulimia e anorexia; o que, na verdade é uma resposta bem dada àqueles que andam falando demais sobre o seu peso. 

Expondo-se de fora para dentro, tanto nas fotos que propagou quanto nessa declaração pessoal, Gaga, aproveitou para lançar em seu site uma seção com o título “Body Revolution”, que quer dizer, “Revolução do Corpo”.




Ao lado das fotos que divulgou, declarou:

But today I join the BODY REVOLUTION. To inspire Bravery and BREED some m$therf*cking COMPASSION”, que basicamente significa: “Mas hoje eu aderi à REVOLUÇÃO DO CORPO para inspirar coragem e propagar alguma compaixão m$therf*cking”.

Na página, Gaga, convida seus fãs a serem corajosos para celebrar com ela seus “defeitos detectados”, conforme a sociedade propaga, e que esses defeitos sejam expressos com o fim de redefinir o ódio que se sente por quem os critica. E ainda, convida os interessados a postarem uma foto para celebrarem o triunfo sobre as suas inseguranças.




Atendendo o pedido de Gaga após poucas horas da criação da página, seus seguidores postaram histórias e fotografias sobre as suas recuperações do distúrbio alimentar da anorexia e outros tipos de limitações.

Sempre afirmando que seus fãs são tudo para ela, Gaga postou essas fotos “caseiras” para dizer que: “esta sou eu com os meus defeitos”, defeitos esses que agora todos podem ver. 




Assim, ela acaba mostrando que a sua luta é igual a luta diária de milhões de outras pessoas, que na verdade só querem aprender a amar a si mesmo do jeito que se é, descobrindo e acreditando que se é lindo, quando a mídia faz você pensar ao contrário, ou seja, que ser gordo e que ter gordura significa ser feio.




Para alguns as fotos divulgadas por Gaga, usando roupas ínfimas, que revelam boa parte de seu corpo como realmente é, podem não causar espanto. Para outros, isso pode trazer um certo repudio, ainda mais vendo-a ensaiar um ásana de Yoga numa delas. No entanto, vale lembrar que a Yoga que ela pratica, a de Bikram, é aquela em que os praticantes estão acostumados a usar roupas ínfimas para a prática, em especial a Hot Yoga. Mas, será que transpiração em excesso pode induzir a anorexia?




Diante de tudo isso, vamos torcer para que algum dia Gaga investigue o Hatha Yoga, medite e quem sabe estude e reflita sobre as escrituras para que o Autoconhecimento se desenvolva. Pois assim seus distúrbios poderão parar de importuná-la e a sua arte e beleza interior irão resplandecer ainda mais nos corações de seus fãs.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário