21 de julho de 2019

MEIAS NO YOGA DÁ CERTO?





HUMBERTO J. MENEGHIN


As meias estão nos pés. A prática de Yoga começa e as meias continuam nos pés.  Continuam nos pés porque está frio e não há nada de errado em manter os pés aquecidos no inverno, não é mesmo? No entanto, a prática de  ásanas pode não transcorrer de uma forma segura se as meias ficarem nos pés até para algumas com solas antiderrapantes. 


Percebendo que uma ou outra praticante ao se acomodarem no tapetinho não retiraram as meias dos pés mesmo após a entoação do mantra Om, em que todos estão acomdodatos em sukásana, gentilmente quem conduz a prática pede para que retirem as meias para que a aula flua com mais segurança, bom alinhamento, evitando escorregões e quedas enquanto se realiza o surya namaskar.

Mas é uma prática leve e suave que transcorre pelo chão cuja sequência é de posturas que são executadas de forma sentada e deitada; e, então, não haverá o problema de escorregar, o que pode acontecer durante as posturas realizadas em pé e também nas de equilíbrio, salvo se as meias não tiverem aquelas borrachinhas antiderrapantes nas solas; pensa alguém.



É verdade. Exceptuando algumas posturas feitas deitadas ou sentadas em que não haja a necessidade de segurar os dedões com os dedos polegares, indicadores e médios das mãos, usar as meias poderá não acarretar problemas maiores.

Mas, a praticante quer fazer toda a prática com as meias nos pés e não tem conversa; porque os pés estão gelados e retirar as meias vai trazer um desconforto.

Respeitando a escolha da praticante, quem conduz a aula, deixa de solicitar a retirada das meias, optando para que ela pelo menos execute as posturas em pé com o auxílio do prop parede ou apenas as retire quando houver a necessidade para depois novamente recolocá-las, se esse desejo persistir.

No entanto, se a prática é de Vinyasa Yoga ou Ashtanga Vinyasa Yoga, sem chances para o uso de meias porque o escorregar na certa poderá acontecer, muito embora logo logo a temperatura do corpo será outra com o fluir do ir e vir agregado ao ujjayi.




Meias com solas antiderrapantes, tudo bem, pode usar, porque aquelas borrachinhas em baixo vão se aderir melhor ao mat, ao tapete, e então a praticante poderá ir e vir numa boa e com muita segurança na sua vinyasa e se manter firme e forte em pé.

Ah, sim! Pode ser. Desde que as meias sejam produzidas por uma marca que preza pela alta qualidade e performance. No entanto, sabe-se que mesmo algumas meias dotadas com antiderrapantes nas solas, os pés, por incrível que pareça, escorregam dentro das próprias meias. Adicionando que, com o tempo de uso e após muitas lavadas, mais largas estarão.




Mas, existem aquelas meias superbem feitas, até emborrachadas em que todos os dedos se destacam e mantêm-se separados ou também aquelas que na parte da frente os artelhos ficam todos à vista, descobertos; alguém pode lembrar. Para essas, quem se propor a usá-las durante a prática, um bom teste deve ser feito para saber se são viáveis ou não. 

Aquecer-se no inverno é importante incluindo o uso das meias. No entanto, durante o sávasana e quando você se acomodar para “tentar meditar” mais do que liberadas as meias estão. 
Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário