19 de maio de 2019

UDANA VAYU MUDRA: REGULA A TIROIDE E O SISTEMA RESPIRATÓRIO




HUMBERTO J. MENEGHIN


De acordo com Yoga e Ayurveda, prana é a energia, a força que flui e circula pelo nosso corpo e que nos mantém vivos. Quando respiramos e também quando nos alimentamos absorvemos prana que vai circular pelos canais de energia, nadis, proporcionando a boa saúde e harmonia. No entanto, se a tiroide, o sistema respiratório ou outros órgãos tornarem-se bloqueados ou hiperativos a desarmonia e desequilíbiro aparecem. E, para reestabilizar a tiroide, o sistema respiratório e até cérebro, o mudra udana vayu pode ser uma boa ferramenta.


Acomodado em sukhásana ou sentado em uma cadeira em um local tranquilo ou não tão tranquilo assim, o praticante com as palmas voltadas para cima, simplesmente une as pontas dos dedos indicadores, médios e anulares às pontas dos polegares enquanto os dedos mínimos se mantêm estendidos.

Permanecendo assim, pelo memos dez minutos, com os olhos fechados ou abertos se quiser, a atenção se volta para as pontas dos quatro dedos que estão unidas para então perceber-se a pulsação sanguinea, uma energia borbulhante inteligada ao fluxo respiratório que ascende pelos braços e que ativa a região da garganta, especificamente a tiróide.

Aos poucos uma sensação de calma e leveza se faz presente. E, com a prática constante e diária do Udana Vayu mudra, também conhecido como o mudra do ganso por as mãos vistas lateralmente se assemelharem a esta ave, o praticante nota que além do bom funcionamento da tiróide, o sistema respiratório também está mais eficiente, deixando a respiração de ser cuta.

Asmáticos que praticam o Udana Vayu sentem-se mais aliviados. Ademais é notável o tom da voz tornar-se mais agradável, bem como o suprimento de sangue pelo cérebro passar a ser mais eficiente, diluindo os lapsos da memória e a apatia. E, se você perceber que o humor mudou, ficou melhor e os sorrisos são espontâneos, estes são mais alguns dos bons efeitos desse mudrá.
Harih Om!

WORKSHOP YOGATERAPIA HORMONAL 
com Humberto Meneghin, no NÚCLEO VIDHYA, Campinas/SP, em 29/06/2019

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário