1 de maio de 2019

NAUKÁSANA ANTES DE SHAVÁSANA: RELAXAMENTO PROFUNDO





HUMBERTO J. MENEGHIN


Mais conhecida como a postura do barco, naukásana, em um primeiro momento, traz a leve impressão ao praticante de é um ásana que trabalha especificamente os músculos abdominais, fortalecendo-os, ativando o kanda, o plexo solar e para outros o core. No entanto, este barco quando firme e estável produz vários benefícios. E, se for feito antes do shavásana, o estado de relaxamento será bem mais profundo.

Mas, alguns podem praticar a postura do barco em conjunto com algumas posturas iniciais que são feitas quando deitado de costas pelo chão emendando a uma postura irmã chamada navásana, o que é absolutamente perfeito; ou, até noutro momento durante a prática.

  1. Para executar a postura do barco de uma forma eficiente e confortável, o praticante deve estar num pré shavásana, deitado de costas sobre o tapete de prática.
  2. Com os olhos abertos, o praticante toma uma inspiração profunda e retém o ar enquanto eleva as pernas, os braços, os ombros a cabeça e o tronco do chão.
  3. Mantendo a base de equilíbrio do corpo centrada nos glúteos, a coluna vertebral confortavelmente está reta, os músculos do abdômen ativos atentando-se para que os ombros e os pés estejam elevados a cerca de quinze centímetros do solo.
  4. Com as palmas das mãos abertas e voltadas para baixo e os braços estendidos, os dedos se posicionam na mesma linha direcional dos artelhos.
  5. Os olhos focam os dedos dos pés. No entanto, se optar por fechá-los, o praticante poderá adotar o shambavi mudra, elevando os olhos ao ponto entre as sobrancelhas acompanhado por um kechari mudrá, com a língua ao palato mole da boca.  
  6. E, para retornar, após uma retenção de ar por cerca de cinco segundos ou até um pouco mais, o praticante expira e recoloca o corpo ao chão de forma suave, em shávasana.
  7. Mais dois ciclos de naukásana poderão ser realizados. No entanto, para os que têm a pressão alta a postura do barco deve ser feita com a respiração livre, sem reter o ar.  
  8. Realizar naukásana pelo final da prática antes de shávasana da forma acima descrita ou fechando os pulsos e tencionando os músculos do corpo incluindo os da face e ainda planta dos pés promoverá o alívio da tensão e um estado de relaxamento bem mais profundo.

Um barco bem estável irá fortalecer e tonificar os músculos do abdômen como muitos logo pensam até contribuindo para reduzir uma gordurinha por ali. Pâncreas, fígado e rins também são tonificados estimulando também o sistema digestivo e até mesmo o circulatório, nervoso e hormonal, afastando a preguiça se for praticada logo ao acordar. Grávidas não devem entrar nesse barco, ou seja, não sendo recomendável praticar naukásana.
Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário