30 de julho de 2017

ELA É UMA EXCELENTE PRATICANTE, MAS COMO PROFESSORA DE YOGA ...




HUMBERTO J. MENEGHIN


Ensinar é uma arte, praticar também. No entanto, a boa qualificação do ensinar, algumas vezes, pode não estar presente em certos (as) professores (as) de Yoga tanto em relação ao quesito ásana como no teórico. Então, o que uma observação mais apurada constata é um (a) professor (a) que é um (a) excelente praticante, que executa até posturas muito desafiadoras, mas quando chega a hora de ensinar, de ministrar uma aula de Yoga, deixa a desejar.


Muitos alunos ou alunas de uma prática de ásanas podem não dar tanta importância a isso, pois até adoram assistir nas redes sociais vídeos em que seu professor ou sua professora aparece fazendo tanto sequencias simples como a performance de outras mais difíceis, pretendendo um dia conseguir fazer o mesmo.


Quem gostaria de ter aulas de Yoga com um (a) professor (a) muito bem qualificado, experiente, um (a) educador (a) com boa didática e conhecimento? Com certeza todo mundo. No entanto, isso, na grande maioria das vezes, não acontece e muitos praticantes ao longo do tempo ficam a ver navios e até podem acabar acometidos de lesões, em vista de práticas que não foram bem ministradas.


Dizem que ninguém nasce sabendo, que aprendemos, é verdade. E, quem quer tornar-se um bom professor ou professora de Yoga deve, após anos de prática pessoal participar de um Curso de Formação de Yoga com um (a) professor (a) altamente qualificado, para na sequencia estagiar no sentido de ministrar práticas seja para pessoas da família, amigos ou colegas de trabalho.


Muitos seguem essa receita, mas mesmo assim, o estudo é contínuo valendo até estudar com outros ou outras professoras para se aprimorar, tanto aqui como no exterior jungido a prática pessoal e ao estudo constante das escrituras e ainda do Vedanta, para que as aulas que ministra fluam como deve, com segurança e conteúdo, com o verdadeiro intuito de ensinar sem almejar ter os holofotes em cima.


Então, você pode se perguntar: será que o (a) excelente praticante com formação em Yoga que não é tão bom assim para ministrar práticas pode mudar esse padrão e tornar-se também um (a) excelente professor (a)?


Claro que pode. No entanto, a dedicação à prática, ao estudo contínuo como mencionado e a auto observação são primordiais. 


Mas, se você chegar à conclusão que não leva jeito para ensinar continue no caminho da sua prática pessoal, pois mais para frente, quem sabe você poderá tornar-se o bom ou boa professora de Yoga que sempre quis ser. Tudo tem o seu tempo. E não adianta querer ser, se ainda não está preparado (a).

Hari Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário