12 de março de 2017

ARDHA PINCHA MAYURASÁNA: FIRME E FORTE NA POSTURA DO GOLFINHO




HUMBERTO J. MENEGHIN


Para quem está acostumado a fazer a postura do cachorro que olha para baixo, realizar Ardha Pincha Mayurásana, a postura do Golfinho, fica bem mais fácil; pois, ao invés de sustentá-la à frente com as mãos, o praticante apoia-se ao solo com os antebraços. Comumente preparatória a algumas posturas invertidas como Pincha Mayurásana, o golfinho fortalece e estabiliza os ombros, o alto das costas e também alonga o abdômen e a parte posterior das pernas.



Para começar, o praticante se coloca em quatro apoios sobre o mat e pode muito bem, antes, entrar numa prancha apoiada com os antebraços ao chão para após algumas respirações elevar mais os joelhos e o quadril e estender as pernas enquanto tenta aproximar os calcanhares do tapetinho.  Com suavidade os ombros giram externamente, o pescoço fica relaxado ao mesmo tempo em que o topo da cabeça aponta para frente sem tocar o chão.


As mãos, dedos e braços estão paralelos e apontam à frente ou podem os dedos ficar entrelaçados formando-se um triangulo com os antebraços.


Noutra opção, as mãos podem segurar as laterais de um bloco enquanto a cabeça e o pescoço se mantem relaxados e alinhados com a coluna vertebral.


Além de ser uma postura preparatória para as invertidas, o Golfinho sutilmente também prepara o praticante para as que envolvam retroflexão, back bends e ainda é indicada para ser praticada por aqueles que tenham algum desconforto nos pulsos quando realizam o cachorro que olha para baixo.


Dizem que o Golfinho ajuda a melhorar a digestão e alivia os desconfortos da menopausa, dor nas costas, ciática e insônia. E, por alongar bem as panturrilhas ajuda a prevenir câimbras.


No entanto, se houver algum desconforto nos ombros e pescoço a dica é manter os joelhos um pouco flexionados.


No entanto, nessa postura, há alguns professores que corretamente sustentam que os cotovelos devem estar bem alinhados aos ombros como na prancha para evitar lesões, tal qual mantém a postura do golfinho mais fechada.


Se porventura os calcanhares não tocarem o chão, bloquinhos podem ser posicionados junto a uma parede para que os calcanhares dos pés tenham uma boa sustentação sobre eles, enquanto os joelhos apontam para a frente e as coxas das pernas se firmam.









No caso de o alto das costas se arredondarem e os ombros não se mantiverem firmes quando se realiza o golfinho, a indicação é colocar um bloco abaixo das escápulas, na região torácica da coluna, usando a parede como apoio, o que você precisará da ajuda de alguém para posicioná-lo. Segurando o outro bloco, com as mãos, que está ao chão e junto ao rodapé, evite empurrar as costas ao bloco, visto que elas podem se arredondar de novo.


Se o praticante tiver pressão muito elevada e tonturas, ele deve optar por fazer apenas balásana, a postura da criança.


Poderá o praticante fazer um “duo” dinâmico entre a prancha apoiada com antebraços e mãos entrelaçadas com o golfinho, por cerca de cinco vezes e repetindo uma segunda vez, atentando-se em manter o uddiyana bandha e a respiração consciente.


Harih Om!


Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário