23 de julho de 2016

VALE A PENA FAZER UMA FORMAÇÃO EM YOGA MEIA BOCA?




HUMBERTO J. MENEGHIN


"Meia boca" é aquilo que não é muito ruim, mas também não merece ser chamado de bom, ou seja, é mais ou menos. Formações de Yoga, hoje em dia, há de todos os tipos: as excelentes, as boas e as que deixam muito a desejar. Mas, será que vale a pena fazer uma Formação em Yoga meia boca?


Formações em Yoga são um grande filão para alguns espaços e professores de Yoga que condensando o ensino num formato considerado adequado que varia de 100 a 300 horas ou mais ofertam a um grande número de interessados (as) a promessa que se tornarão professores de Yoga capacitados.


Capacitar alguém para se tornar profissionalmente apto ou apta a ministrar práticas de ásanas e ainda transmitir os ensinamentos do Yoga de forma lídima, não é para qualquer um; o que demanda muita experiência, prática e longos anos de estudo do Yoga por parte dos formadores, e olhe lá, porque mesmo assim encontramos por aí muitos que não nasceram para capacitar ninguém.


No entanto, hoje em dia, o filão “Formação de professores de Yoga” se tornou um meio tentador para certos espaços e professores de Yoga ganharem um bom dinheiro trabalhando apenas durante o período de um final de semana a cada mês, por exemplo; excluindo uma ou outra formação que pode adotar um formato mais abrangente e sem mencionar outras que fazem isso on line e semi presencialmente.



As pessoas que se interessam em fazer uma Formação para se tornar professor ou professora de Yoga são aqueles que já tiveram contato com a prática como alunos ou alunas do espaço que oferece a Formação, gostaram do que viram e sentiram e que parecem não terem sido minimamente afetados pela crise econômica e política que assola o país, pois chegam a desembolsar de 4.500 a 7.000 mil reais para mais pelo “curso” com o intuito de se tornarem professores (as) de Yoga ou quiçá um (a) praticante mais inteirado(a) do que faz durante uma prática.



A grande verdade é que a maioria dos que seguiram uma Formação em Yoga para se tornarem professores acaba por não se tornarem os professores que gostariam de se tornar, ou seja, fizeram a Formação por fazer, por diversão ou passatempo, para se socializarem, sentirem-se inseridos num grupo e param por aí; entretanto, outros mais fizeram-na apenas para se aprofundarem na prática pessoal.



No entanto, aqueles que se formam num curso excelente ministrado por um professor altamente capacitado que nem aprecia que os alunos o chamem de mestre, ainda tem pela frente o desafio de continuarem estudando, praticando, refletindo e entendendo o Yoga na sua mais pura essência, desenvolvendo ainda a habilidade de conhecer honestamente o que seus alunos realmente buscam e precisam, o que um curso meia boca jamais possibilitaria.


Se você fez uma Formação em Yoga “meia boca” aos olhos alheios, mesmo que não admita, se tiver vocação para ser professor (a) de Yoga, procure participar de uma outra que valha muito a pena mesmo, para que mais tarde não haja arrependimentos.

Harih Om!



LEIA MAIS EM : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário