9 de fevereiro de 2016

FAZ QUANTO TEMPO QUE VOCÊ NÃO LIMPA O SEU YOGA MAT?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Praticar é muito bom em todos os sentidos. No entanto, no corre corre da vida, muitos praticantes se esquecem de limpar ou até mesmo lavar o tapetinho de Yoga que acaba por ser enrolado e guardado para nos dias subsequentes ser usado como se fosse eternamente imune a qualquer tipo de sujeira. Essa é a realidade. Faz quanto tempo que você não limpa o seu tapetinho? Mais de um ano, menos de uma semana?


Mesmo que o assoalho que não é pélvico esteja bem limpo, uma grande comunidade de bactérias e até outros micróbios que não temos ciência se instalam pela matéria prima dos mats que usamos para praticar ásanas.


Se você é praticante assíduo de Ashtanga Vinyasa Yoga sabe perfeitamente que o suor proveniente de seu corpo vai ser absorvido diretamente pelo mat se não estiver usando um cottom mat por cima. 


Presumivelmente, achamos que os praticantes de Ashtanga devam ser os que mais se preocupam em manter a higiene de seu tapete, a não ser que possuam mais outros tapetes e os reveze na prática, enquanto o que está molhado de suor seque por conta própria.


Da parte mais comum temos os praticantes que não transpiram tanto assim durante a prática e por não enxergarem a sujeita alojada no tapete, não o lavam de jeito nenhum.


No entanto, há aqueles ou aquelas que semanalmente limpam seu tapete de Yoga com água e detergente tal qual é espalhado sobre o mat com uma daquela buchas de lavar louças. Outros, chegam a ponto de levar o mat para baixo do chuveiro e enquanto tomam banho lavá-o com sabonete líquido ou xampu.


Plausível também é lavar o mat diretamente no tanque de lavar roupas, com sabão em pó, enxaguar bem e colocar no varal para secar. Outros mais, preferem espirrar, ou seja, borrifar o mat com uma solução química especial proveniente de algum produto para limpeza ou até mesmo vinagre, certificando-se que não seja alérgico ao que nele coloca.


Higienizado e seco, lembrando-se que o porta mat também deve ser periodicamente lavado, certas(os) praticantes ainda apreciam espalhar algumas gotas de óleos essenciais sobre o tapetinho para que exale um odor mais do que agradável.


Lave seu mat quando puder, mantenha o foco na prática, porque saucha significa limpeza.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário