22 de novembro de 2015

PARA CONTROLAR O ESTRESSE, POLICIAIS DO RIO MEDITAM




HUMBERTO J. MENEGHIN


Trabalhar como policial no Rio de Janeiro sendo pelo Bope, Batalhão de Operações Policiais Especiais ou pelo Batalhão de Choque da Policia Militar não é tarefa fácil. No entanto, com a finalidade de reduzir o estresse e obter maior controle para a melhor escolha entre o estímulo e a resposta, os policiais buscarão suporte na meditação.


Consoante notícia veiculada pela Folha de São Paulo, as práticas meditativas que oficialmente começam em 23/11/2015 são financiadas por aquele cineasta americano, David Lynch diretor de “Veludo Azul” (1986) e “Cidade dos Sonhos” (2001), que entusiasmado pela prática da meditação transcendental desde os anos 70, criou uma fundação para promover a técnica.


Desenvolvida por Maharishi Mahesh Yogi (1918-2008), a técnica de meditação transcendental, a MT, foi até seguida pelos Beatles e conforme consta o meditador recebe um mantra específico para meditar que não deve ser revelado a ninguém.


As práticas meditativas a policiais civis não são novidade aqui no Brasil, pois em maio/2015, cerca de cinquenta policiais do Espírito Santo se reuniram num mosteiro para este fim.


Reunir-se para desenvolver a prática da meditação, seja qual técnica for, num primeiro momento, pode parecer bonito e super válido, tanto para a pessoa comum como para policiais militares ou civis; no entanto, os outros quinhentos e mais trabalhoso é manter a regularidade com a prática, o hábito de meditar.


Dessa forma, torcemos que os policiais cariocas e outros que vierem adotar o processo meditativo como um bom aliado possam não apenas controlar e reduzir o estresse, mas sim se autoconhecerem, mesmo que leve o tempo que for.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário