11 de dezembro de 2014

NO SURF: MEDINA SE CONCENTRA, FANNING PRATICA YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Rivais no Surf, apesar de terem o mesmo patrocinador e dividirem o mesmo teto na casa que ocupam em Pipeline, Havaí, o paulista Gabriel Medina e o australiano Mick Fanning, em véspera de grande decisão que revelará quem é o melhor surfista do mundo, adotam ações análogas para na hora H fazerem grande diferença: Medina se concentra, Fanning pratica Yoga.


Além do treinamento por que passam continuamente, agregado a alimentação balanceada, conforme se sabe, Medina se concentra; no entanto, não sabemos qual é a técnica de concentração que ele adota tal qual pode ser a meditação, uma arte marcial, visualizações intensas revivendo suas performances e projetando a ideal e quem sabe também a prática de ásanas de Yoga.








Já o australiano Fanning abertamente revelou que pratica Yoga, que a bem da verdade o ajuda se manter mais relaxado e equilibrado, menos ansioso para na hora do “vamos ver” enfrentar as ondas e vencer.


Muito embora Surf e Yoga sejam atividades diferentes, ambas podem se completar entre si, pois levam tanto o surfista seja profissional ou não como o praticante de yoga a se conectarem com maior profundidade ao momento presente vivenciando-o de uma forma plena.








Sobre a prancha de Surf o surfista vai enfrentando o mar e as ondas e se ele é praticante de ásanas notará uma boa melhora em seu desempenho, uma vez que a concentração, flexibilidade, alongamento, força e resistência muscular unidos à consciência corporal resultam numa maior rapidez dos reflexos e equilíbrio, mesmo que a idade entre Medina e Fanning sejam diferentes, este com 33 anos e ou primeiro com 20.







Se a água, o mar, o oceano, a onda são uma coisa só, o surfista vencedor deste certame mundial será aquele que conseguir se perceber e se sentir uno com esse todo.


Medina lidera a classificação com 56.550 pontos, contra 53.100 de Fanning, que é o segundo colocado. Já o americano Kelly Slater, 42, é o terceiro com 50.050 pontos, tendo ainda chance de título.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário