6 de julho de 2014

ACQUA YOGA: YOGA NA PISCINA




HUMBERTO MENEGHIN


Praticar Yoga exclusivamente em terra firme, dentro de uma sala, em contato com o chão é o que a maioria dos praticantes fazem. Fugindo do convencional, algumas poucas academias que oferecem atividades dentro de uma piscina como a hidroginástica e a natação resolveram apostar no Acqua Yoga, onde a prática se desenvolve absolutamente dentro da água.








Buscando atender um público que se sente muito estressado pelas atividades diárias por que passa e ainda aproveitando o filão de alunos da terceira idade que já participam das aulas de hidroginástica ou natação a idéia de oferecer práticas de ásanas dentro de uma piscina aquecida e limpa torna-se mais uma opção para literalmente buscar o bem estar.


Os exercícios que comumente são realizados dentro da água acabam por trazer um grande benefício às pessoas, pois devido ao baixo impacto, o desconforto e as possíveis  lesões nas juntas e nas articulações são evitadas.










Considerando a temperatura da água, geralmente agradável, unida ao grupo coeso que parece não faltar a nenhuma das aulas de hidroginástica, a prática do Acqua Yoga pode acontecer após as outras atividades que até então ocorreram dentro da piscina pela manhã ou num fim de tarde.  


A prática em si se baseia em alguns dos ásanas do Hatha Yoga que podem ser realizados dentro do azul de uma piscina ou tanque, aproveitando-se, contudo as bordas para mais segurança e apoio.










Respiratórios são realizados; no entanto, posturas que demandam um suporte maior tais quais as invertidas dificilmente serão uma opção; pois, qual praticante e ainda mais sendo alguém da melhor idade poderia prender o fôlego, mergulhar e lá em baixo tentar realizar uma inversão?


Sim, a fluidez das águas relaxam o corpo físico e quando apoiados ou apoiadas em espaguetes que permitem a permanência na superfície os praticantes do Acqua Yoga acabam por se entregarem a um relaxamento um pouco mais profundo.

















A prática, esperamos seja ministrada por um professor ou professora que tenha participado de uma Formação em Hatha Yoga e que não seja apenas o educador físico que professa as aulas de Hidroginástica e de Natação; pois assim, aqueles que estão sob sua guarda possam aproveitar a prática na sua essência mesmo que seja dentro das águas de uma piscina. Saber nadar é preciso e tentar a prática de Yoga fora da água, em terra firme, com um professor capacitado também pode algum dia ser experimentado pelos assíduos alunos e alunas de atividades meramente aquáticas.


Harih Om!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário