9 de junho de 2014

LEVA A COPA QUEM SE CONCENTRAR COMO ARJUNA QUE ACERTOU O ALVO COM A FLECHA




HUMBERTO MENEGHIN


Jogadores de futebol que fazem a diferença são verdadeiramente dotados de uma boa capacidade de concentração. Além da habilidade física inata, treinamentos intensos, táticas e orientações técnicas que lhes são transmitidas para desempenhar o papel que lhes cabe com eficácia e eficiência, esses elementos por si só não são suficientes para se ganhar os jogos e levar a tão cobiçada taça da Copa mundo de Futebol. No entanto, o que mais conta, o segredo do sucesso, é a capacidade de concentração, marcar gols, acertar o alvo como Arjuna o acertou com a flecha.








Comumente contada quando se estuda a Gita ou os Yoga Sutras, a passagem em que Arjuna e mais dois são chamados para atirar a flecha num alvo que está na árvore em frente, acaba por ilustrar as quantas andam a capacidade de concentração, dhárana, de um praticante de Yoga, meditador.  


Antecedido por dois pândavas, que ao tentarem atingir o mesmo alvo, não conseguiram, pois os olhos viam mais que deviam e não miravam totalmente o foco, Arjuna acabou por ser o único que teve êxito, que diante de si não viu nada mais além do alvo, excluindo todo e qualquer tipo de distrações: galhos, ramos e as folhas.








Inspirados na estória ou não, aqueles que tentam meditar com regularidade procuram focar a atenção completamente no alvo, ou seja, no concentrar-se no fluxo respiratório, num mantra ou num objeto externo como a chama de uma vela.



À medida que a intensidade da concentração se evidencia, aos poucos o buscador se vê noutro estágio, dhyana, a meditação, que por vezes pode se estender por um breve momento ou além disso.


Arjuna ao manter a capacidade da concentração toda voltada para o alvo que estava na árvore é o exemplo do meditador bem sucedido, que apesar de um dia ou outro não estar totalmente apto como gostaria estar, procura manter o foco, a concentração no que importa para que o processo meditativo se faça.


Distrações são comuns e costumam ocorrer quando se está fora de foco; tais quais se revestem de pensamentos intrusos, cobranças, emoções não resolvidas que aparecem para atrapalhar a concentração daquele que medita.







Não diferente são os jogadores de futebol das seleções dos vários países que participam, no Brasil, desta Copa do Mundo/2014. Muitos deles fisicamente e tecnicamente bem preparados, atacantes, defensores, colaboradores estão inseridos numa esquipe onde o técnico que orienta é o líder que tem por objetivo primordial fazer com que marquem gols, vençam as partidas e levem o time a ser campeão do mundo.


E, a peça chave para que isso aconteça é a concentração por parte de todos os componentes da equipe, desde o que defende ou ataca, que passa e repassa, para que no momento certo, nos pés certos, o chute na bola faça o gol, da mesma forma como Arjuna acertou o alvo.








Sim, várias vezes a bola bate na trave e a torcida fazendo todo o barulho que tem direito tanto pode ajudar como atrapalhar aqueles que buscam a concentração e querem chutar ao gol para marcar. No entanto, a fama perene, o dinheiro fácil e as atitudes violentas quando dominam os pensamentos e as ações dos que pretendem vencer podem desconcentrar e por tudo a perder.








Então, da mesma forma que aquele que orienta os que meditam, o técnico do time, que conta com muitos assistentes, psicólogos e motivadores profissionais e quem sabe um professor(a) de Yoga, também deve saber exatamente como levar os seus tutelados ao pico da concentração, sem que haja distrações, para que no final o mais importante se concretize: serem campeões do mundial.


Os corações podem não aguentar, mesmo que se vença ou se perca; no entanto, o que permanece são os momentos e as experiências bem vividas.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário