26 de janeiro de 2014

AÑJALI MUDRA: O GESTO DA PAZ





HUMBERTO MENEGHIN


Num país onde a maioria das pessoas são católicas o simples gesto de manter as palmas das mãos unidas implica que possam estar rezando e que sobretudo são pessoas nutridas de fé e devoção. No entanto, ter as palmas das mãos unidas junto ao peito com os dedos apontados para cima e os antebraços horizontais, especialmente na Índia e em alguns países asiáticos, isso significa que adotam o añjali mudrá, o gesto da Paz.








Considerada uma saudação desde os tempos mais remotos, o añjali mudrá essencialmente expressa sentimentos agradáveis e cordiais. Comumente acompanhado da palavra namastê, ele é muito utilizado no iniciar e no encerrar das práticas de ásanas que ocorrem em diversos espaços espalhados pelo mundo.


O unir as palmas das mãos, na verdade, facilita a conexão com os chakras possibilitando que a energia a ser transmitida esteja mais presente. No entanto, quando o añjali mudrá acontece sobre a cabeça a expressão do gesto se dirige a uma deidade e quando as mãos se posicionam na frente da testa fica claro que a saudação é direcionada a um mestre. Já às pessoas que encontramos no dia a dia, o namaskára e feito com as palmas frente ao peito.








Curiosamente nas danças indianas o añjali mudrá é realizado no início e no fim. No entanto, quando na dança clássica hindu, Bhárata Nátyam, o gesto é realizado pelos lados do corpo essa ação representa a reverência aos deuses guardiões dos pontos cardeais.


Já quando o añjali mudrá é feito se estando em equilíbrio sobre um dos pés estando os braços estendidos para cima, isso significa a ascese yogi. Mas, quando as palmas ficam separadas com as pontas dos dedos ainda se tocando, a ação evoca o sentido de homenagem.








No entanto, quem realiza esse gesto que na sua mais pura essência transmite paz, mesmo que seja mecânico, deve se ter o devido cuidado de manter as mãos, dedos e palmas relaxados sem que estejam demasiadamente apertados ou estendidos, pois havendo incômodo, a tensão é quem acabará por tomar conta daquele que pensa estar realizando o añjali mudrá.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário