24 de fevereiro de 2013

MAHA KHUMBA MELA: O MAIOR FESTIVAL RELIGIOSO DO PLANETA



HUMBERTO MENEGHIN
photos credits National Geographic


Se a população da grande São Paulo multiplicada por cinco decidisse se banhar nas águas da baixada Santista talvez poderíamos ter uma ideia bem próxima de como é o Khumba Mela ou Khumb Mela, o maior festival Hindu de que se tem notícia. Acontecendo na proporção de quatro vezes a cada doze anos, na Índia e revezando suas “edições” entre as cidades de Allahabad, Ujjain, Nasik e Haridwar, o Kumbha Mela deste ano 2013, melhor dizendo, o Maha Kumbha Mela, começou em 14 de janeiro na cidade de Allahabad e vai se estender até o Mahashivaratri, dia 10 de março, quando se completa mais um ciclo de doze anos. Nenhum pouco parecido com um festival ou concerto de Rock e muito menos ao saudoso Woodstock, milhões de devotos Hindus, curiosos e turistas comumente se reúnem para se banharem e se purificarem no Sangam, confluência onde os rios sagrados como Ganges, Yamuna e Saraswati se encontram.



Considerado o maior festival religioso do planeta, prevê-se que cerca de cem milhões de pessoas apareçam, durante os cinquenta e cinco dias do Maha Kumbha Mela, em Allahabad. E, conforme consta, esse inconfundível festival tem fundamento numa lenda, onde deuses e demônios declararam guerra tudo por causa da posse de um pote precioso, kumbh, que continha amrit, o néctar da imortalidade, criado por sagar manthan, o escumar dos oceanos.


A lenda diz que Jayant, filho de Indra, escapou com a kumbh e por doze dias consecutivos os demônios lutaram contra os deuses pela posse do pote. Por fim, os deuses venceram, beberam o amrit e alcançaram a imortalidade. No entanto, durante a batalha pela posse da kumbh, quatro gotas de amrit caíram em quatro cidades da Índia, justamente Allahabad, Ujjain, Nasik e Haridwar, onde o Kumbha Mela ocorre a cada três anos.


Banhar-se nas águas sagradas do rio Ganges, rio que tem origem nos céus e que é a celebração da criação já é um grande mérito para aquele que é Hindu. Mas, em Allahabad, esse ritual se torna mais do que especial, pois o banho acontece na confluência dos três rios sagrados: Ganges, Yamuna e Saraswati.

É sabido que a imensa multidão de devotos que se banham na confluência desses rios não estão lá para brincarem, muito embora aos olhos de leigos e turistas as figuras insólitas que por lá circulam possam dizer o contrário e serem alvos de filmagens e fotos,  que de forma alguma não justifica qualquer tipo de ridicularização.

Essas pessoas, peregrinos, típicos participantes do festival, que muito chamam a atenção podem ser consideradas loucas, aos olhos dos desavisados. No entanto, esses renunciantes e sadhus, não eximindo a presença dos que são dados a embustes, inevitavelmente fazem parte desta tradição dos tempos.


Um esquema especial parece que é montado para os turistas e os visitantes habituais, como tendas, cuidados com a segurança, etc; para que o grande aglomerado de gente não produza situações que não são pacíficas.


As datas mais significativas e auspiciosas para se tomar um banho durante o Maha Kumbha Mela de 2013 são essas:

Makar Sankranti  – em 14/01/2013

Um banho de Santo durante este período traz um significado especial, pois os que tomam um banho sagrado dos rios Ganges, Yamuna, Godavari, Krishna e Kaveri adquirirem créditos piedosos.

Paush Purnima – em 27/01/2013

O dia ocorre quando da Lua cheia do mês hindu de Paush. Por ser a última Lua cheia de inverno, sadhus e um enorme número de peregrinos chegam ao Kumbha Mela.

Mauni Amavasya Snan – em 10/02/2013

Para os homens e mulheres considerados Santos, este é o dia de banho principal. Novos membros das várias ordens monásticas recebem a sua primeira iniciação neste dia.

Vasant Panchami Snan – em 15/02/2013

Início da primavera no norte da Índia, este é o quinto dia da metade luminosa do mês lunar.

Rath Saptami Snan – em 17/02/2013

A festividade Rath Saptami é observada no sétimo dia de Shukla Paksha, no mês Magh (janeiro - fevereiro), no calendário hindu tradicional.

Bhishma Ekadasi Snan – em  21/02/2013

Neste dia, Bhishma Pithamaha, a pessoa mais velha, o mais sábio, o mais poderoso e o mais justo pertencente à dinastia Kuru (aprox. mais de 5000 anos atrás), narrou para Yudhishtira, o irmão mais velho dos Pandavas, a grandeza do Senhor Krishna, através de Sri Vishnu Sahasranama.

Então, para aqueles que estão lá e cá o Maha Kumbha Mela jamais deixará de acontecer, pois a fé move multidões.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário