1 de março de 2012

ÁSANAS DO YOGA COMO ESPORTE OLÍMPICO?




HUMBERTO MENEGHIN


Será que algum praticante de Yoga em sã consciência já considerou a possibilidade de incluírem ásanas do Yoga como uma nova modalidade de esporte olímpico? Se a resposta é negativa, saiba que já faz algum tempo que estão trabalhando para que isso se torne realidade. O referido “campeonato de ásanas” é organizado por Rajashree Choudhury, a primeira dama de Bikram, e a edição de 2012 está prestes a acontecer, na cidade de Nova York, a partir do dia 02 seguindo até 04 de março deste ano.



Tendo o patrocínio de uma água de coco cujo nome lembra nitidamente o de um antigo ídolo e jogador carioca de futebol, essa competição de ásanas do Yoga, parece ser algo muito interessante de se observar; no entanto, de uma forma contraditória, a organizadora do campeonato afirma que não se deve empregar a palavra “competição”, pois o evento ocorre apenas para celebrar o Yoga de uma forma que não seja bravia ou competitiva.

Como fundadora da Federação de Yoga dos Estados Unidos, USA Yoga, uma organização sem fins lucrativos com o propósito de desenvolver e promover ásanas do Yoga como um esporte, a intenção de Rajashree é mesmo inserir a prática nos jogos Olímpicos e uma vez que seu objetivo é este, o quesito competição e premiação com medalhas está nitidamente incluída, não há como escapar disso.



Sabe-se que a competição de ásanas do Yoga, por algum tempo, já foi bem considerada na Índia, chegando a ser comparada às competições de ginástica rítmica ou a corrida, parando por aí, ou seja, sem a intenção de inclusão em jogos Olímpicos como mais uma modalidade esportiva.





Com o subterfúgio de que nos Estados Unidos há mais de 25 milhões de pessoas que praticam Yoga ou pretendem iniciar no próximo ano, a dita federação acredita que o esporte de ásanas do Yoga irá inspirar muitos destes profissionais para melhorar as suas práticas e incentivar aos muitos recém-chegados para assumir a prática do Yoga como esporte.

Diante disso, a referida federação de Yoga americana, capitaneada pela primeira dama de Bikram, está desenvolvendo programas educacionais, pautados em normas e regulamentos de modo que as habilidades competitivas necessárias possam ser compreendidas e dominadas pelos competidores, treinadores, juízes, administradores e operadores de um estúdio ou espaço de Yoga. Para tanto, os competidores bem sucedidos terão de conseguir o domínio da força física, resistência, equilíbrio, flexibilidade respiração e concentração.




Já  há algum tempo organizando competições anuais de ásanas do Yoga, pelo país, bem como este campeonato nacional que é realizado no final do inverno de cada ano, a federação de Bikram, deixa claro que as competições estão abertas a competidores de qualquer escola ou estilo yoga e que todos são encorajados a participar.

Algumas das regras deste campeonato de ásanas de Yoga são as seguintes:

Pagando-se um taxa de US$ 25,00, o interessado ou interessada em participar deste evento deve preencher um formulário de inscrição, com uma cópia de uma foto e documento de identificação para comprovar a idade ou uma certidão de nascimento, uma vez que o campeonato também é aberto a participantes mais jovens, isto é, entre as idades de 11 a 17 anos, sendo que para a categoria adulta a idade considerada é a partir de 18 anos.

Ainda, qualquer droga estimulante ou bebida alcoólica não deve ser usada antes ou durante a competição por qualquer concorrente, pois o participante será imediatamente desclassificado.






As participantes do sexo feminino não devem estar grávida e nenhum competidor pode participar como um juiz, em qualquer campeonato regional e de um modo geral os competidores devem manter a boa conduta e disciplina adequada durante a competição, caso contrário a federação de  Yoga  reserva-se no pleno direito de suspender o concorrente a qualquer momento.

Em relação à vestimenta para se usar durante a competição, as praticantes “competidoras” podem usar maiô, collant, mas não biquínis, pois pede-se  elegância e discrição. Já aos praticantes “competidores” recomenda-se usarem maiô estilo Speedo, ou calções apertados, destacando que o vestuário de ambos não deve ser excessivamente revelador.

Em relação ao formato do campeonato de ásanas de Bikram, quando o nome de um concorrente é chamado, ele ou ela irá caminhar até o meio do palco, apresentar-se aos juízes, trazer as mãos em namaskar (posição de oração no centro do peito), fazer uma reverência para os juízes e a platéia e soltar as mãos para os lados, devendo aguardar a instrução inicial dada pelas palavras, "Iniciar por favor", para o competidor começar.




Cada concorrente terá três minutos dentro do qual deverá completar os sete ásanas (posturas), sendo que o tempo de três minutos começará assim que o competidor fizer o seu primeiro movimento na sua primeira postura.

O nome de cada postura é anunciada, em Inglês ou sânscrito, pelo competidor antes de iniciar e se algum competidor cair de uma postura ou não completá-la, será permitida uma segunda chance para que tente a mesma postura. No entanto, se o concorrente novamente falhar, ele ou ela deve passar para o próximo ásana.



Em relação aos ásanas a serem apresentados pelos competidores da categoria adulta, cinco deles são obrigatórios e dois outros ásanas são de livre escolha do competidor, devendo ser exibidos na seguinte ordem: Dandayamana Janusirsasana, Dandayamana Dhanurasana, Dhanurasana, Sasangasana (postura do coelho), Pashcimottanasana, e mais dois ásanas de livre escolha. Já à categoria juvenil, alguns outros tipos de posturas são apresentadas.

Cada postura será julgada numa escala de 0 a 10 pontos. Uma pontuação adicional de 0 a 10, poderá ser atribuída para o competidor que se exibir com mais graça; sendo que todas as sete posturas devem ser realizadas na sequência indicada no prazo de 3 minutos e se qualquer das posturas não for concluída dentro do prazo estipulado, a nota zero será dada.

Além disso, os juízes analisam o equilíbrio, a força, a flexibilidade, o bom ritmo e o tempo de respiração nas posturas e todos os pontos serão concedidos se o competidor atingir a expressão máxima em cada postura e for capaz de demonstrar o controle do corpo e da respiração.




Como não poderia deixar de ser, a referida federação não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos por um competidor durante a competição, sendo que os competidores não poderão participar do campeonato sem a apresentação de um termo de renúncia de responsabilidade.


Parece bem organizado o campeonato de ásanas que Bikram já vem promovendo há alguns anos, com a agravante de querer incluir ásanas do Yoga como esporte Olímpico. No entanto, todos sabemos que o Yoga nunca foi e nunca será uma modalidade esportiva, pois o seu objetivo principal que é moksha, a libertação, não tem nada a ver com o propósito de incitar qualquer praticante que for a competição de ásanas com o intuito de demonstrar quem faz a melhor postura com exímia perfeição.

Harih Om!

Um comentário:

  1. Acabei de conhecer o blog!
    Gostei mto do conteúdo!
    Mas sinceramente, n acho que o Yoga deva ser de forma alguma considerado como uma competição! Porque isso ele n o é!

    ResponderExcluir