12 de janeiro de 2012

SERÁ QUE O YOGA PODE DANIFICAR O SEU CORPO?


HUMBERTO MENEGHIN

Foi publicado na revista do New York Times um artigo que tem gerado muita polêmica e controvérsias principalmente por parte de professores e praticantes de Yoga nos Estados Unidos. Intitulado, "How Yoga Can Wreck Your Body”, ao pé da letra “Como o Yoga pode destruir ou acabar com o seu corpo”, relata que devido ao grande aumento de praticantes que sofreram ferimentos nesses anos, praticar Yoga pode ser prejudicial ao físico.

Mas será mesmo que o Yoga da forma como é praticado tanto por conta própria ou com auxílio de professores qualificados ou mesmo nem tanto qualificados pode danificar ou acabar com o corpo dos praticantes causando-lhes danos indesejados ou até mesmo irreparáveis?







No Brasil onde a população de praticantes de Yoga é bem menor da que pratica Yoga nos Estados Unidos da América, onde dizem que há cerca de vinte milhões de praticantes, as estatísticas relativas a lesões e outros desconfortos no físico decorrentes da prática equivocada de ásanas ainda não tiveram tanto destaque quanto lá, tudo porque os brasileiros não são tão dados a estatísticas quanto eles; mas que ocorrem, ocorrem.



Profissionais despreparados, praticantes que competem entre si para ver quem faz o ásana mais difícil e bonito passam do limite e mesmo que não desejem, ao longo do tempo, judiam do próprio corpo, desrespeitando todos os limites do bom senso, sem ao menos observar o preceito ahimsa, a não violência consigo mesmo.









Estão corretos os professores e praticantes de Yoga americanos por contestarem a forma como o autor do artigo colocou o tema, levando a crer que a pratica de Yoga hoje em dia, de uma forma generalizada, é muito prejudicial ao corpo físico, o que não condiz com a realidade, uma vez que existem professores extremamente qualificados e cuidadosos que não tem nenhum propósito de causar qualquer desconforto ou lesão nos alunos que estão sob a sua guarda.



No entanto, sabemos que há certos profissionais que incentivam os que com eles praticam a executarem certos ásanas que podem trazer conseqüências equivocadas ao físico. Ainda, existem alguns outros professores que até sobem em cima do corpo do aluno num ato mais do que insano para forçar a permanência no ásana ou demonstrar subjugação. Paralelamente, existem outros profissionais que ministram aulas de Yoga os quais não estão devidamente qualificados para tanto e conseqüentemente, mesmo que não desejem, podem trazer conseqüências sérias aos corpos dos alunos.









Lembrando que o Yoga não é esporte, sabemos que existem algumas práticas esportivas como por exemplo o futebol, paixão nacional dos brasileiros, onde comumente causa danos marcantes no físico de quem sofre um revés. Ainda, sabemos que o levantamento de peso, a musculação, o spinning, o tênis e diversas outras modalidades esportivas quando mal praticadas também podem levar à derrocada do físico.



Apesar dos inúmeros benefícios que a prática do Yoga traz ao praticante, até sendo considerada como terapia complementar para o tratamento de diabetes, câncer, dor nas costas e doenças do coração, alívio do estresse, dentre outros; como qualquer tipo de atividade física que traz algum desafio para o corpo, não está imune a riscos e deve ser praticada com atenção e de forma consciente.







Para tanto, o praticante deve aprender a ouvir o seu corpo durante a prática, pois somente assim saberá dizer o que sente e o que é melhor para ele. Se algo não vai bem, inteligente é aquele que abandona o ásana que traz desconforto e relaxa em balásana, mesmo que o vizinho ou vizinha pareça executá-lo perfeitamente bem, imune a qualquer desconforto. Assim, não existe a mínima necessidade de imitar e nem nutrir o desejo de querer competir com ele ou ela.



A sentença no pain, no gain, “sem dor, sem ganho”, não cabe aqui. Lembrando que o professor além de ser bem escolhido por aquele que pratica Yoga, deve ser cientificado de qualquer desconforto ou limitação física que aqueles que com ele praticam tenham; pois, desta forma, a prática do Yoga tenderá a não ser danosa e enganosa. 



Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário