1 de janeiro de 2012

PRESCRIÇÃO PARA ATENUAR O EGO



HUMBERTO MENEGHIN


Uma das boas receitas que encontramos no Yoga para atenuar a exacerbação do ego está no Surya Namaskar. Pode ser surreal dizer a alguém que ao se dedicar à execução de ásanas que compõem a seqüência da Saudação ao Sol possa auxiliá-lo a se descentrar do ego; no entanto, se formos analisar todos os movimentos e toda a concentração e intenção do praticante ao saudar o Sol, iremos notar que um dos bons efeitos que esta prática nos devolve, além dos efeitos no físico, é a possibilidade de nos descentrar do ego, ou seja, abrandá-lo e nos tornarmos mais conscientes, enquanto se aquieta as emoções, a mente, os pensamentos e sobretudo o manipura chakra.




Elevando os braços ao alto enquanto vem uma respiração consciente, o praticante vivifica a imagem do Sol lá em cima, a sua frente. O único, que mais brilha nesta galáxia, que bem poderia ter o seu “ego” altamente inflado, mas, pelo contrário, distribui vida, energia e esperança a todos desde os primórdios dos tempos, sem nada cobrar ou sem exigir qualquer tipo de atenção ou apreço. 

Ao exalar a cabeça e os braços vem abaixo em direção à Terra, começando o praticante humildar-se. Em uma inspiração mais leve, as mãos se firmam ao solo, pernas e pés vão para trás e o corpo todo se prostra ao chão em uma atitude de reverência àquele que nutre e fortalece.


O Sol brilha, alguns em devoção a Savitri, o Deus Védico do Sol, deixam o corpo todo, inclusive a testa, tocar a Terra, imbuídos em gratidão. Por algum momento ali ficam, entregues àquele que brilha, faz crescer as plantas, energiza e dá vida sem nada cobrar e sem anunciar a todos que somente ele é quem é capaz de fazer isso e que o faz quando bem entende.


Outra inspiração e a fronte se eleva da terra, para um pouco mais o peito se abrir e o Ser se expandir. Nova inspiração, o corpo pelo quadril se eleva, a cabeça se abaixa e o praticante até pode se sentir como se fosse o melhor amigo do homem, que no estágio evolutivo que se encontra, não sabe o que ego significa e tampouco nele irá se centrar.

Alguns outros, com o propósito de melhor se entregar ao Sol se tornam uma criança e assim mais se humildam, se recolhendo como se fossem um ser que está ainda no ventre materno. Testa à Terra e o Ser se estabiliza, deixa de ser aquele que pede a atenção de todos e que quer roubar a cena nos momentos menos propícios.

Uma inspiração surge e aquele que com o coração e força de vontade pratica a saudação ao Sol ressurge da Terra e se eleva, cheio de gratidão para aquele que tantas dádivas, vida e ensinamento nos traz.




As mãos em prece se unem junto ao coração e a luz do Sol está ali, no alto, refletindo no corpo, mesmo que algumas nuvens, vez ou outra, possam encobri-lo.


E, o praticante, imbuído em gratidão e simplicidade, após flexões e extensões, reinicia um novo ciclo que irá ajudá-lo ainda mais a se descentrar do ego.


Harih OM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário