19 de março de 2011

“A YOGA” DAS POP STARS

 

HUMBERTO MENEGHIN



Quando o assunto tratado é a popularização do Yoga, não podemos deixar de falar sobre a grande influência das estrelas mais populares da música e do cinema, no que diz respeito. Inegavelmente Madonna quando começou a praticar ashtanga vinyasa Yoga foi e ainda continua sendo a grande responsável pela enorme popularização desta prática milenar.

Não adianta querer esconder o Sol com a peneira e dizer que a sua influência é negativa, pois na  totalidade isto não é. Queiramos ou não queiramos aceitar, esta estrela pop deu um grande impulso ao Yoga, o que levou muitos de seus admiradores começarem a também praticar. Mesmo que por curiosidade, para posterior abandono, pelo menos poderão dizer que algum dia praticaram “Yoga”. Outros até gostaram tanto que ainda persistem na pratica até hoje, inclusive se dedicando a um estudo mais profundo.




Noutra vertente há aqueles que sustentam que não há a necessidade de fortalecer a moda Yoga, isto é, divulgar o Yoga de uma forma mais massiva, pois quem está destinado a praticá-la e estudá-la, acabará mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou outra fazendo isso.

Madonna foi uma ignição positiva para o Yoga, pois ao demonstrar que pratica outros se predispuseram a fazer o mesmo e quem sabe também se predisponham ao estudo, apesar de Madonna estudar Kabbalah ao invés de Vedanta (mas será que também não leva ao mesmo fim?)




Uma senhora chamada Gaga, querendo pegar a mesma linha marketeira da insubstituível diva pop, também resolveu gostar de praticar Yoga, nem sempre de acordo com os parâmetros comportamentais, mas também, poderíamos, assim dizer, que está se dedicando “à sua Yoga” e quem sabe, aos poucos, encontre o que busca e algum dia venha pelo menos sentir a luz da libertação.







Mais recentemente a expoente cantora Kesha foi flagrada numa praia praticando Yoga. Talvez seja para fortalecer o seu lado comportada e espiritualizada, para quem queira ver, oposto do que propaga em suas músicas e clips. Mesmo assim, isso não deixa de ser um bom convite à prática do Yoga para uma nova geração de admiradores que ainda a desconhece.

No século passado – XX, mais precisamente na década de quarenta a também famosa e inesquecível Marilyn Monroe fez um ensaio fotográfico para a revista Life sustentando várias posturas de Yoga. Se você observar Marilyn Monroe neste ensaio ela até que executou bem os ásanas e quem sabe se continuasse se dedicando à prática sua vida teria sido bem diferente e nem tanto conturbada como foi.










Outro exemplo de um praticante que não decolou foi Elvis Presley. Em um dos filmes que protagonizou, numa das cenas em que várias fãs-alunas praticavam Yoga, comicamente, Elvis não conseguiu se manter em nenhuma das posturas.




Provavelmente já tenhamos visto este filme, mas não guardamos na mente na época, pois ainda não nos interessávamos pelo Yoga. Daí também poderíamos concluir que o rei do Rock, muito inquieto e problemático, não tinha o menor jeito para o Yoga. Mas se tivesse tido e se realmente deixasse o seu yogi interior aflorar, quem sabe a sua conturbada vida não teria sido bem diferente.

Outras estrelas do mundo pop ou do mundo artístico, no geral, provavelmente não deixarão de incluir o Yoga em suas agendas. Alguns podem até utilizar o Yoga apenas para aparecer mais na mídia, mas outros ou outras poderão quem sabe adotarem o Yoga para sempre em suas vidas, seja como um novo modo de viver ou como um começo para chegar até moksha.



E para aqueles que admiram, seguem e se espelham nessas estrelas populares vale buscar o suporte correto e lídimo no que concerne à verdadeira prática do Yoga, sem haver a mínima necessidade de na primeira prática já querer colocar um dos pés atrás da cabeça

Harih OM!

Um comentário:

  1. Muito bom Humberto! Admiro o seu jeito leve e divertido de escrever colocando o Yoga no seu devido lugar. As fotos também ficaram muito legais! Parabéns!

    ResponderExcluir