19 de julho de 2020

PRANA NAS MÃOS: PALMAS AOS OLHOS




HUMBERTO J. MENEGHIN


Atritar as palmas das mãos por algumas vezes e colocá-las em concha sobre os olhos alivia a vista cansada, em especial, de quem hoje em dia passa boas horas em home office. No entanto, está técnica simples e eficaz, não se restringe apenas a isso, podendo ser aproveitada sem qualquer contraindicação.

Provavelmente em uma das práticas de ásanas seja no início, meio ou fim, você já seguiu as instruções do professor ou professora de Yoga que pediu para você friccionar as palmas das suas mãos por algumas vezes e depois colocá-las em concha sobre os olhos fechados, dizendo ser um bom exercício para descansar a visão; e, pode ser que nessa primeira vez você possa não ter sentido diferença alguma, a não ser aquela escuridão, um black out, mesmo que alguns, por curiosidade, possam ter olhado pelas fendas dos dedos que não estavam bem juntos.


Então, como aprimorar os benefícios do “palming”, como é conhecida essa técnica utilizada na Índia e na China? Faça o trataka antes, ou seja, a fixação ocular dos olhos a chama de uma vela, de forma intervalada, até os olhos lacrimejarem e então atrite as mãos e coloque sobre os olhos em concha ficando assim por três minutos mais ou menos.


Sim, melhorou. Percebeu-se que realizar o “palmeamento aos olhos”, melhor dizendo,  empalmar, após a fixação ocular à chama de uma vela surtiu mais efeito e os olhos pareceram mais  descansados, revitalizados.


Mas, então, o praticante poderá, antes de levar as mãos aos olhos, também fazer o blinking! Mas, o que é blinking?


Blinking traduzido do Inglês é piscando, ou seja, o praticante pisca os olhos rapidamente por cerca de dez vezes, pausa por vinte segundos e novamente pisca mais dez vezes, fazendo dez séries dessa dezena de piscar os olhos,  que se lubrificam,  para depois atritar rapidamente as mãos por mais ou menos setenta e duas vezes com bastante força e colocar as palmas em concha sobre os olhos e assim ficar por quem sabe cinco minutos.



Ah, maravilha! Sente-se um aquecimento muito bom vindo das palmas das mãos, uma energia, um prana gerado e ainda começa a se perceber um relaxamento muito bom não só pelos olhos, mas, pelos músculos da face e com a respiração tranquila esse relaxamento pode ser sentido até pelos hemisférios cerebrais !!!


Não parando por aí, o atrito das mãos, a gosto do freguês poderá ser feito numa velocidade mais moderada e por menos vezes para depois colocá-las aos olhos mesmo estando frente à tela de um computador em home office.


No entanto, durante uma prática de ásanas esse palmeamento poderá também ser levado a outras partes do corpo, como dizem um autoreike, após atritar as mãos, aquece-las, colocar a esquerda sobre o coração e a direita sobre a testa, mantendo a respiração tranquila.


E, ainda há praticantes que são instruídos a realizarem essa energização dos olhos ao atritar as palmas das mãos e logo após manter-se em balásana, na postura da criança, percebendo as sensações de relaxamento e introspecção, o que pode bem ajudar àqueles que vivem um período de insônia.






Dizem até que na Índia, realizam esse exercício de descanso dos olhos quando se está agachado e conforme for com os cotovelos apoiados aos joelhos. Algo importante para lembrar é que quando estiver com as mãos em conchas, os olhos se mantém fechados e as laterais internas das mãos não apertam o nariz.


Atritar as palmas das mãos por algumas vezes, seja rapidamente ou não e colocá-las em concha sobre os olhos, ao longo do tempo melhora a visão, promove o relaxamento mental, a memória, a criatividade e traz uma boa energia, além de ajudar o praticante a dormir melhor.

Adote este hábito e observe; quem sabe seus olhos começarão a perceber o que antes nem notavam.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal
 para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 


Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia


Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em seis conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário