26 de abril de 2020

EM TEMPOS DE QUARENTENA: É HORA DE SE FIRMAR NA PRÁTICA PESSOAL




HUMBERTO J. MENEGHIN


Em tempos de quarentena, em que o momento pede cuidados necessários e que também se fique em casa, muitos e muitas praticantes deixaram de frequentar os espaços onde praticam Yoga e alguns passaram a participar de aulas on line, seja em live classes ou gravadas. No entanto, outros mais optaram por firmarem-se na prática pessoal, praticando por conta própria, sem a presença de um (a) professor (a), mesmo a distância. Mas, será que isso dá certo?


Sim e Não. Pode ser uma resposta ponderada.
Práticas de Yoga on line se encontram disponíveis já há alguns anos, mesmo antes da dita pandemia viral em um planeta de provas e expiações, como dizem os Espíritas.


E, quem já faz uso dessas práticas e continua nelas sem cair na cilada de pagar para não usar, está num bom caminho, unindo o útil ao agradável levando-se em conta a questão de mobilidade e administração de tempo.


No entanto, diante do fato inédito de a maioria da população mundial ter que ficar em quarentena por um longo tempo, mesmo alimentando a crença de que tudo vai passar, muitos praticantes de ásanas ainda preferem praticar diretamente, ao vivo e a cores, com um professor ou professora de Yoga qualificado, seja num espaço ou particularmente.


E, então, alguns até tentaram seguir uma live class seja em Zoom ou não e também assistiram e seguiram algumas aulas de Yoga gratuitas postadas nas redes sociais por diversos professores e professoras.


Porém, não se identificaram com nenhum ou nenhuma delas e aí se viram num mato sem cachorro, entre a cruz e a espada de continuar ou não com uma prática pessoal em casa sem presença daquele ou daquela boa e bom professor (a) que por um motivo ou outro não está ministrando aulas on line.


Nesta reflexão, lembrou-se que o (a) professor (a) sempre dizia, nas aulas, para praticarem em casa, mesmo que por dez minutos, o que não chegou a dar importância, vez que praticar duas vezes na semana com o (a) professor (a), presencialmente, já lhe trazia aquele bem estar e a boa consciência psicofísica de que precisava.


Inesperadamente a 19 apareceu e então esse(a) praticante resolveu firmar-se na sua prática pessoal. Fez um breve brainstorming, uma tempestade cerebral, colocando numa folha de papel as posturas que faz quando pratica com o (a) professor (a), visualizando a aula em si, começo meio e fim e então após isso, ao identificar e relacionar muitas das posturas, sequencias e pranayamas que já se entregou, começou a se firmar por conta própria na prática pessoal.


De início chegou a praticar por vinte minutos, incluindo um breve momento para meditar e relaxamento final; o que não viu o tempo passar. E, para não perder o fio da meada também começou a anotar diretamente na folha – mês/dia de um calendário os dias que praticou. E, então, percebeu que no período de uma semana, havia praticado quatro dias, conseguindo manter essa média.


Feliz com essa conquista, de se firmar na prática pessoal, ainda conseguiu aliar a esse hábito a leitura de um livro muito útil e legal, intitulado: “Frustração”, de Adriana Fóz.


A 19 vai acabar e quando as coisas se amenizarem, com certeza, retornará a praticar com o (a) professor (a) cujas aulas aprecia, ainda com a promessa de continuar levando em frente a prática pessoal que forçosamente se firmou num período de quarentena.

Harih Om!

Curta/LIKE:

HUMBERTO J. MENEGHIN 
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal
 para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 


Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia


Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário