17 de fevereiro de 2019

AKASHI MUDRA: CONSCIÊNCIA NO ESPAÇO INTERNO




HUMBERTO J. MENEGHIN


Contrário ao jalandhara bandha aonde a cabeça vem à frente e o queixo toca o esterno, no akashi mudra o praticante eleva o queixo enquanto a cabeça vem para trás. No entanto, ujjayi, kechari e shambavi mudras também estão envolvidos neste processo.

Considerada uma contra postura do jalandhara bandha, o akashi mudra muitas vezes não é lembrado durante algumas práticas de Yoga.   

De simples execução, este mudra que ativa a região da garganta, em especial a tiroide, também pode ser adotado no dia a dia, independentemente de estar inserido numa prática de ásanas, o que é comumente utilizado no momento em que sentimos que precisamos acalmar e tranquilizar a mente.

Para realizar o akashi mudra, o praticante deve fazer as seguintes ações:

  1. Acomoda-se numa postura confortável de meditação como sukhásana, por exemplo, ou até mesmo sentado em uma cadeira.
  2. Por um momento toma consciência do corpo como um todo, no fluxo respiratório e traz a atenção à língua dobrando-a para trás ao palato mole, em khechari mudra.
  3. Alguns praticantes de forma natural já fazem o respiratório ujjayi e para os que não o adotam este é o momento, observando o ar que passa pela glote e que produz um som semelhante às ondas do oceano.
  4. Então a atenção se volta para os olhos para o praticante adicionar o shambavi mudra em que os olhos se voltam para cima, ao ponto entre as sobrancelhas ao mesmo tempo em que eleva a cabeça para trás, sem estender o pescoço em exagero.
  5. Um mudra pelas mãos, como jnana, em que os polegares e indicadores se tocam, também pode ser feito. 
  6. Enquanto a respiração está tranquila, a atenção do praticante pode se fixar no espaço que vai da região da garganta até o ponto entre as sobrancelhas.
  7. Os olhos em Shambavi mudrá se mantém abertos ou se quiser podem ficar fechados, com o olhar acima, sem exagerar.
  8. Alguns ciclos de três a seis respirações, em akashi mudrá são feitos; para então o praticante centralizar a cabeça, os olhos, relaxar a língua, cessar o ujjayi e por um momento se observar.
  9. Ajna e vishuddhi chakras são ativados, os músculos dos olhos são fortalecidos, a mente se acalma e até a raiva poderá se diluir.

E, mantendo a regularidade com a prática, o akashi mudrá contribui para reduzir o fluxo de pensamentos, ampliando a consciência interna, podendo conduzir o praticante a um estado mais elevado de consciência.

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário