14 de outubro de 2018

YOGA NÃO É NENHUM CLUBE DA LULUZINHA, VIU?!




HUMBERTO J. MENEGHIN


“Yoga não é nenhum clube da Luluzinha, viu?!” Foi o que uma professora de Yoga disse a um aluno que se apresentou para fazer uma aula experimental numa sala onde ele era o único homem. Mas, será que essa observação foi correta ou esse aluno se sentiu constrangido logo de início e concluiu que Yoga é só para mulheres?


É verdade que a grande maioria das pessoas que praticam ásanas são do sexo feminino e que os homens neste quesito estão atrás; no entanto, ao longo do tempo, eles estão se interessando mais pela prática e alguns até começam a ler e até estudar sobre Yoga.






A professora em questão que disse ao aluno que chegava pela primeira vez ao Yoga que “Yoga não é nenhum clube da Luluzinha, viu?!” talvez, mesmo que não tivesse a intenção de afastá-lo, pode tê-lo desencorajado logo de início e implicitamente ter querido dizer que:” Yoga é só para mulheres e o que você está fazendo aqui?”


No entanto, sabemos que existem muitas excelentes professoras de Yoga que recebem um novo aluno, seja homem ou mulher, de uma forma agravável, simpática e acolhedora, esclarecendo em poucas palavras o que é Yoga, perguntando ao aluno se existe alguma limitação que possa trazer desconforto à prática de ásanas e por fim dispensa um cuidado gentil e especial a todos aqueles que se iniciam.


No entanto, há homens que talvez se sentissem mais a vontade em iniciar a prática de ásanas com um professor que seja homem, em um grupo de praticantes formados por também homens, que trouxesse uma certa identificação, sem aqui dizer que neste caso o Yoga se tornaria num clube do Bolinha, onde somente homens entrariam.








Turmas mistas para praticar Yoga são ótimas, o que de certa forma, independentemente se a maioria são homens ou mulheres que estejam praticando, torna-se uma ótima oportunidade para o professor ou professora aprender mais sobre seus alunos e alunas, em relação aos corpos que se diferem, aos estados mentais e as suas particularidades, ajudando-o a direcionar a prática da melhor forma.


Turmas exclusivamente para mulheres como a prática de Yoga para Gestantes, Yoga Terapia Hormonal para Mulheres, os homens não entram; visto que são praticas direcionadas ao público feminino. No entanto, em algumas práticas de Yoga para Gestantes, por vezes, o marido poderá participar e quem sabe mais tarde vir a se interessar em desenvolver uma prática pessoal.


Sim, o Yoga é para todos, sem exceção. No entanto, sem saber o porquê, uma turma se forma naturalmente somente com praticantes homens conduzida por um professor homem, e, vice versa.

Harih Om!

Curta/LIKE:

2 comentários:

  1. eu pratico a mais de 7 anos e dou aulas como voluntario num espaco cedido para tal fim e a maioria dos interessados sao mulheres,as vezes aparecem algum homem

    ResponderExcluir
  2. Sou de Vitória, ES e fui discriminado ao tentar ingressar em algumas turmas de YOGA. Sou muito respeitador e tenho o Yoga como minha filosofia de vida. Se fosse homem de desistir teria desistido do yoga de cara.

    ResponderExcluir