28 de fevereiro de 2017

EM VAJRÁSANA, ASSESSORA DE TRUMP ROUBA A CENA!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Foi durante o encontro do presidente dos Estados Unidos Donald Trump com líderes das Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior Historicamente Negras, no Salão Oval da Casa Branca, que a assessora Kellyane Conway roubou a cena na foto ao aparecer ajoelhada no confortável sofá, muito atenta ao celular. No entanto, poderíamos dizer que ela estava em vajrásana acomodada sobre os calcanhares e com a coluna bem reta.


Muita gente achou isso uma falta de respeito, além do mais, fazendo pouco caso da recepção que acontecia no mesmo ambiente com o referido presidente, ao fundo, adotando o hakini mudra com as mãos.


Muitos podem ter se perguntado se ela retirou ou não os sapatos para sentar-se desta forma sobre o grande sofá, e, ao que tudo indica não. 


E, outros, ao vê-la em vajrásana mesmo segurando o celular podem ter imaginado que seja praticante de Yoga ou que um dia já praticou.


No entanto, ainda que a superfície daquele sofá seja fofa, para realizar-se corretamente o vajrásana pede-se uma superfície segura e plana, onde o praticante dobra os joelhos e senta-se sobre os calcanhares, mantendo-se a coluna alinhada e reta.


Os dedões dos pés ficam juntos e os calcanhares separados se posicionam aos glúteos e os braços podem ficar estendidos a frente com as mãos às pernas, acima dos joelhos ou sobrepostas uma sobre a outra junto ao colo.


A atenção se volta para o fluxo respiratório enquanto o processo digestivo é ativado e os músculos da região pélvica se fortalecem com a ativação do fluxo sanguíneo nesta parte, o que ajuda aliviar as desordens menstruais nas mulheres.


No entanto, se o praticante sentir desconforto nos joelhos ou nos tornozelos poderá: em relação aos joelhos que incomodam, sentar-se sobre um bloquinho ou cobertor dobrado posicionado entre os glúteos e tornozelos para que se tenha uma sensação de alongamento nas coxas e joelhos sem que haja qualquer dor; e em relação aos tornozelos a dica é colocar uma toalha enrolada em baixo e em frente deles o que fará com que se elevem suavemente até a um conforto e alongamento necessários.


Se a assessora de Trump realizou ou não vajrásana de forma consciente sobre o sofá do salão oval da Casa Branca, seu corpo na certa pediu a postura. Esperamos que os joelhos estejam muito bem, sem as pernas terem ficado dormentes.


Harih Om! 

Curta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário