16 de agosto de 2016

NÃO É PRECISO CHEGAR AOS 80 E FICAR DOENTE PARA COMEÇAR A PRATICAR YOGA!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Muitos se comoveram, acharam lindo e fofo ao saberem que uma senhorinha de 87 anos transformou a sua vida quando começou a praticar Yoga. Ela sofria de hérnia de disco, escoliose e osteoporose. Tentou de tudo e foi o Yoga que fez a grande diferença. Antes tarde do que nunca! Mas, será que é preciso chegar aos oitenta, ficar doente para então começar a praticar Yoga?








muitos praticantes que descobrem o Yoga quando se deparam com a dor, seja física, emocional e até mesmo espiritual; e, constatando os grandes efeitos positivos que a prática nos presenteia, promovendo uma mudança muito visível e sentida àqueles que se dedicam, se surpreendem e a tornam como um hábito indispensável.



A senhorinha octogenária procurou resolver seus problemas primeiramente tratando-se com acupuntura, fisioterapia e um quiroprático, o que a fazia sentir-se temporariamente bem, mas a dor pouco tempo depois, voltava.


Após cerca de um mês de aulas semanais de Yoga, a senhorinha voltou a andar e consequentemente começou a saber como lidar com as dores habituais e após quatro meses já fazia uma inversão junto à parede.
 









Este exemplo rendeu-lhe destaque numa matéria do New York Post, onde foi contada a sua estória que mostrou o antes e o depois de adotar a prática com um hábito, hábito este que além dos outros benefícios que trouxe também corrigiu-lhe a postura corcunda que tinha.


Esta senhora como uma grande parte dos praticantes de Yoga da terceira idade na maioria das vezes descobrem a prática tardiamente, o que é muito válido. 


No entanto, se uma pessoa que chega aos trinta se depara com a prática e a adota regularmente ao longo da vida pode preventivamente evitar muitos reveses tanto nos aspectos físico, mental e espiritual.


Muitos continuam na jornada com determinação e comprometimento e quando os anos vão chegando percebem que foi um grande investimento que fizeram para si mesmos em todos os sentidos; que tudo funciona bem e os que não fizeram nada se surpreendem com a boa saúde e firmeza que apresentam.


Cabe lembrar que um (a) professor (a) que lida com praticantes da terceira idade deve ter um grande preparo e seriedade para que os acertos sejam maiores que os erros, no que concerne à orientação, motivação e acolhimento desses praticantes que tem uma boa estória de vida para contar.


Harih Om!



LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NESTE LINK:

YOGA NA TERCEIRA IDADE: ATENÇÃO REDOBRADA


Nenhum comentário:

Postar um comentário