8 de maio de 2014

YOGA JOURNAL LIVE, NEW YORK, 2014: YOGAEMVOGA ESTAVA LÁ!





HUMBERTO MENEGHIN


Yoga Journal LIVE é a Conferência anual que a revista americana Yoga Journal realiza em pelo menos cinco lugares nos Estados Unidos. Em Nova York, esse evento costuma acontecer no Hotel Hilton, Midtown, Manhattan, durante o mês de abril, na semana seguinte à páscoa. Contando com a presença de mais de cinquenta professores como Seane Corn, Kathryn Budig, David Swenson, Richard Freeman, Jason Crandell, Elena Brower, Shiva Rea, Rodney Yee, dentre outros da mesma importância, a Yoga Journal LIVE - New York, que este ano fluiu entre os dias 24 e 28 de abril, já faz parte permanente do calendário de inúmeros professores, praticantes e estudantes de Yoga tanto americanos como vindos de outras partes do mundo.











O primeiro passo para quem quer participar deste grande evento é registrar-se, ou seja, inscrever-se pelo website da própria revista Yoga Journal num link que leva à página da YJEvents, onde o(a) interessado(a) poderá selecionar quais práticas quer fazer.








Mesmo que num primeiro momento surja o desejo de estar em todas elas, porque os temas e os/as professores que as ministram são muito bons, os horários das práticas poderão coincidir e as escolhas devem ser feitas com bastante atenção.





























Se você fizer a inscrição com meses de antecedência, early bird, poupará seus dólares, pois do contrário pagará mais se deixar para decidir na última hora ou no dia do evento. No entanto, o número de praticantes que se inscreveram para algumas aulas do dia foram consideráveis; ainda que corressem o risco de as práticas que pretendiam participar já estarem com as vagas esgotadas, ou seja, sold out, o que aconteceu em várias delas.














Ter o Inglês fluente torna a participação muito mais rica; mas, mesmo para aqueles que possam não entender totalmente o idioma falado na Terra do Tio Sam, praticar seguindo a fluidez do grupo torna a experiência válida. David Swenson pediu-nos para realizarmos a Saudação do Sol A, apenas atentos ao ujjayi; e todos na mesma sintonia e sincronia do Yoga fizeram-na, sem qualquer fronteira ou barreira, independente da diferença de idiomas.




DAY BUSINESS OF YOGA WORKSHOP






Os primeiros dois dias da Yoga Journal LIVE - New York, 2014, 24 e 25 de abril, foram dedicados a workshops direcionados a negócios ligados ao Yoga, no que concerne ao gerenciamento eficaz de um estúdio. A MindBody que cria e vende softwares nesse sentido foi quem patrocinou os workshops que abordaram diversos temas: Abrindo e Criando um Estúdio Viável, Assuntos Legais no que se refere ao Estúdio, Negócios e Marketing, Construindo uma Clientela Fiel, Transformando Paixão em Prática, Conduzindo Retiros de Sucesso, Uso das Redes Sociais, dentre outros.







Na sexta-feira, paralelo ao segundo dia do Day Business of Yoga Workshop, foi que a Yoga Journal LIVE - New York, 2014 realmente iniciou para aqueles que estavam apenas interessados em aprenderem e praticarem com a gama de professores ali presentes.




FRIDAY ALL-DAY INTENSIVES



Os Intensivos de Dia Todo da Sexta-Feira, que começavam às nove da manhã e terminavam às quatro e meia da tarde, com uma hora para almoço, contou com as práticas e estudo com os seguintes professores: Elena Brower & Sianna Sherman, Kathryn Budig, Seane Corn, Jason Crandell, Tiffany Cruikshank, Ana Forest, Sadie Nardini & Tyler McCoy, Sarah Powers, Shiva Rea e David Swenson.




DAVID SWENSON






Tools, Talents and Techniques for Teachears: Presenting Yoga to the Individual for Health, Healing, and Hapiness; ou seja, “Ferramentas, Talentos e Técnicas para Professores: Apresentando Yoga para o Indivíduo para Saúde, Cura e Felicidade”, foi o intensivo da sexta-feira escolhido por mim em complemento ao Teacher Traning da Primeira Série do Ashtanga realizado como o mesmo professor, em Austin, TX, ano passado.






Estudar e praticar Ashtanga com David é sempre um grande privilégio. Divertido, versátil, muitíssimo competente, Swenson está imerso no Ashtanga há mais de quarenta anos e é um dos professores superindicados para os que pretendem aprender e se aprofundar mais na prática e no estudo do Ashtanga Yoga.


Pautado em trocas de ideias, perguntas e respostas, partner work, ou seja, trabalho em conjunto com um praticante parceiro, este workshop de um dia todo é uma amostra de como flui o Teacher Training com esse professor.


Transmitindo a mensagem de que ensinar Yoga requer uma habilidade especial para que professor possa aplicá-la as necessidades de cada indivíduo, com paciência, perspicácia, sensibilidade, experiência e clareza, David Swenson neste workshop explorou as várias maneiras de trabalhar tanto com as pessoas que têm um corpo saudável, bem como aqueles que têm lesões ou condições especiais as quais limitam a sua capacidade.


E, o professor, ao aprender a reconhecer as linhas inerentes de energia num ásana, pouco a pouco pode descobrir como trazer o aluno em harmonia a essas linhas, ao mesmo tempo em que trabalha dentro de suas limitações e capacidades.


Aqui praticamos as saudações ao Sol com os olhos fechados, de uma forma rápida, mais lenta e até mesmo em sincronia apenas com a respiração ujjayi. E, depois, David perguntou aos estudantes quais ásanas do Ashtanga gostariam que fossem explorados em termos de construção e alinhamento.


Feita a lista, na sequencia, após o ensinamento do professor, em partner work, onde um parceiro praticante ajusta o outro e vive-versa, aplicamos em diversas posturas o que nos foi transmitido. Perguntas e respostas, dúvidas esclarecidas e o workshop se encerrou.




FRIDAY EVENING CLASSES



Para os que quisessem continuar a pratica após terem participado de um dos intensivos de dia todo, às cinco e meia da mesma tarde acontecerem algumas práticas especiais, com Bo Forbes (Restorative Yoga), Eric Kipp (Hiking Yoga), Vinnie Marino (Rock Your Vinyasa) e David Romanelli (Yoga + Chocolate), pagas a parte ($35/50$).




WEEKEND CLASSES




O número de participantes no Yoga Journal LIVE - New York, 2014, aumentou muito para as práticas do final de semana. Corredores do Hilton e a Registration Desk ficaram lotados de praticantes que chegavam para pegar os crachás onde no verso estavam listadas as práticas que participariam, além de novas adesões serem recebidas de acordo com a disponibilidade de vagas.




SHIVA REA




Centrada no Prana-Flow Yoga, vinyasa transformacional integrado ao bhakti tântrico, calcada nos ensinamentos de Krishnamacharya, com uma pitada de dança e quem sabe até um pouco de Tai chi, Shiva Rea, numa das primeiras práticas de sábado, que aconteceu das 8:00 às 10:00, apresentou o Chakra Vinyasa: Liberating the Body Mandala, ou seja,“Chakra Vinyasa: Liberando a Mandala do Corpo”







Antes de a prática iniciar, Shiva Rea convidou todos a se aproximarem mais a frente para assistirem uma breve apresentação power point sobre chackras e campos de energia, falando, ainda, um pouco sobre o seu novo livro.


Trazendo uma abordagem acessível e universal ao sistema de chakras, em conjunto com o vinyasa, a prática ministrada por Shiva Rea teve por objetivo acessar as verdades essenciais do corpo energético no sentido de se experimentar o alinhamento e a fluidez. E, na medida em que os ásanas iam se coligando entre si, os praticantes podiam notar o fluxo de energia começar a se equilibrar.






Praticar com Shiva Rea foi uma boa experiência; no entanto, alguns praticantes homens podem não apreciar a fluidez e método dessa professora, apesar de sua didática, competência e grande desenvoltura. No entanto, muitas praticantes mulheres podem adorar e adotar essa prática definitivamente.




KATHRYN BUDIG






Você pode não conhecê-la pelo nome, mas se buscar na mente aquele anúncio onde uma mulher realiza ásana, nua, apenas usando as meias da marca ToeSox, terá o retrato imediato de Kathryn Budig. Sim, ela é bonita, fotografa bem, garota propaganda da marca de roupas esportivas Under Armour também e a prática com ela, na segunda sessão, que aconteceu das 11:00 às 13:00, na mesma grande sala onde Shiva Rea ministrou sua aula, teve como tema Flight of the Yogi, melhor dizendo,“O voo do Yogi”.













Versada em paradas de mãos, bakásanas e demais variações, Kathryn Budig, não se resume a apenas uma cara bonita para anúncios. Competente, didática ao explicar a construção de cada postura de equilíbrio, Kathryn e seu assistente Taylor cumpriram com o prometido num workshop alegre, fluido não deixando de explorar vários tipos de paradas de mãos que até mesmo alguém sem experiência pôde realizar algumas delas tendo por base novos caminhos e possibilidades.




SARAH POWERS






Na Terceira sessão do dia, das 15:30 até 17:30, foi a vez de praticar com Sarah Powers. Fundadora do Insight Yoga, Sarah começou a ensinar em 1987, mesclando Yoga, Budismo e Psicologia numa prática integral que vivifica o corpo, o coração e a mente.






Softening into the Subtle Body, “A Suavidade no Corpo Sutil”, foi uma prática pautada com poucas posturas Yin realizadas pelo chão, mas todas elas mantidas por pelo menos cinco minutos ou até mais, onde a atenção era centrada à respiração em conjunto com partes do corpo e os órgãos internos. Alguns pranayamas, relaxamento e meditação complementaram essa prática que para alguns pode até parecer muito parada e monótona. No entanto, os efeitos sutis são bem percebidos no final.




DAVID SWENSON






Na primeira e terceira sessões de domingo, voltamos a praticar com David Swenson. No workshop Flying, Floating, and Handstanding, ou seja, “Voando, Flutuando e Parada de mãos”, o foco se ateve literalmente a parada de mãos onde a participação de alguns colegas de prática foi essencial para que o parar de mãos ocorresse de uma forma correta e segura, em especial para os que não estão familiarizados com esse tipo de postura desafiadora numa prática regular.







Na terceira sessão do dia, Pleasant Pursuits of Personal Practice: Avoiding Injury, Seeking Depth and Enjoying the Ride, ou seja, “Levando a Prática Pessoal de Forma Agradável: Evitando Lesões, Buscando Profundidade e Apreciando a Jornada”, um workshop que pelo tamanho do título pode assustar os desavisados, o professor levou os alunos a dois tipos de práticas: uma leve e suave e a outra mais intensa. As práticas curtas, que provam que em vinte minutos diários podemos praticar Yoga sem ficar com peso na consciência de não ter praticado.


Ainda foi evidenciado que não é necessário o praticante aplicar 100% de esforço na realização de um ásana, que a possibilidade de noutro dia ir até 80% e no outro 70% ou 65% acaba por contribuir para que o corpo não se sinta extremamente exigido em demasiado. Desta forma, manter a prática pessoal diária acaba por se tornar uma atividade possível e prazerosa, atendendo às circunstâncias e necessidades especiais de cada um.




RICHARD FREEMAN






Proprietário, fundador e diretor do Yoga Workshop, em Boulder, Colorado, Richard Freeman vem praticando Yoga e Meditação desde 1968 e estudou Ashtanga com Pattabhi Jois. Mulabandha and Its Relation to Pranayama, traduzindo, “Mulabandha e sua Relação com Pranayama” foi um dos workshops que esse conceituado professor de Yoga ministrou aos presentes.








O workshop em si pautou-se na realização de alguns ásanas pelo chão agregados a pranayamas e mulabandha, sendo que os praticantes na maioria das posturas mantinham os dedos indicadores apontados e pressionados em dois pontos laterais a cerca de sete centímetros abaixo do umbigo, evidenciando a ligação básica do prana ao apana.


Essa não foi uma prática intensa, o que valeu para perceber a conexão sutil que existe entre os respiratórios e o mulabandha agregados ao movimento e alinhamento postural.




MONDAY ALL-DAY INTENSIVES



Os Intensivos de Dia Todo da Segunda-Feira, como os que aconteceram na sexta, também começavam às nove da manhã e terminavam às quatro e meia da tarde, com uma hora para almoço. Professores como Larissa Hall Carlson & Hilari Garivaltis, Seane Corn & Damien Echols, Nikki Costello, Danna Trixie Flynn, Bo Forbes, Gary Kraftsow, Cindy Lee, Aadil Palkhivala e Rodney Yee & Colleen Saidman Yee foram os que ofereceram os intensivos.




RODNEY YEE & COLLEEN SAIDMAN YEE







Vinyasa Wisdom, “A Sabedoria do Vinyasa” intensivo ministrado por Rodney Yee & Colleen Saidman Yee definitivamente surpreendeu-me muito! Extremamente cuidadosos no que concerne à construção dos ásanas, com o intuito de prevenir qualquer lesão e desconforto, esses professores, auxiliados por pelo menos sete assistentes, são altamente qualificados na prática e no ensino de vinyasa, mesmo que a primeira vista possam não transmitir essa idea devido aos inúmeros dvds que gravaram e certa fama que os envolve.






O workshop foi constituído por várias práticas intercaladas tanto ministradas por Colleen como por Rodney. E, o cerne da questão trazido à tona foi que algumas sequências de vinyasa tornam-se perigosas quando exigem muito das articulações, por exemplo, a articulação do quadril. Então, Colleen e Rodney apresentaram as ferramentas e alternativas corretas para que o sequenciamento fluido não se torne demasiadamente danoso aos que mantém uma prática regular.






Perguntas e respostas, dúvidas esclarecidas. Rodney Yee praticamente ajustou a maior parte dos alunos, mais de uma vez, enquanto praticavam e também demonstrou-se uma pessoa simples, que estava lá apenas para ensinar. Sim. Ambos ministram Teacher Tranings, ou seja, formações, nos Estados Unidos; no entanto, de forma extensiva.








Muitas das práticas e workshops ministrados durante o Yoga Journal LIVE - New York, 2014, foram aprovadas pelo American Council on Exercise (ACE) – PEC e os participantes que quisessem um certificado para complementar a contagem de horas de um curso de Formação em Yoga poderiam requerer com antecedência junto ao Registration Desk.




YOGA MARKETPLACE & THE SANGHA SPACE







Yoga Marketplace, como o próprio nome revela, é a feira especial onde os patrocinadores do evento expuseram uma grande variedade de produtos ligados ao Yoga e ao Ayurveda, que fluiu em conjunto ao Yoga Journal LIVE - New York, 2014.


Muito bem organizado, ocupando uma grande área, esse grande shopping ainda contava com o The Sangha Space, onde eventos especiais aconteciam todas as manhãs, no meio do dia e ao cair da tarde, incluindo happy hours generosos em que os presentes eram bem servidos com petiscos, incluindo refrigerantes e vinhos para quem os aprecia.

























Pelo palco do Sangha Space e imediações aconteceram muitos happenings que chamavam completamente a atenção de quem por lá passasse. Aulas de Yoga comunitárias, abertas também aos que não participavam da Conferência foram realizadas todos os dias. A turma da AcroYoga estava lá e acolá, demonstrando o que bem sabiam fazer.


























Promoções e desfiles de produtos ligados ao Yoga foram apresentados. E, mestre Ombrinho e os capoeiristas do The New York Capoeira Center também estiveram por lá, em contraste a performance das meninas da Aerial.






















Kathryn Budig e seu inseparável parceiro de práticas Taylor Harkness marcaram presença numa demonstração de posturas invertidas avançadas, acompanhados pelo DJ Dragonfly, não se esquecendo do DJ Drez que também animou grande parte da festa.








A escritora Caroline Myss que autografou seu livro durante o evento proferiu uma palestra paga à parte com o tema: Healing as a Mystical Science, ou seja, “Cura como Ciência Mística”.






Sábado á noite, noutro evento pago, Seane Corn, Shiva Rea e Dj Drez conduziram uma prática coletiva mesclando Yoga e reflexões sobre Ativismo, onde parte do arrecadado foi doado ao Off The Mat, Into the World and Yoga Energy Activism.







As meditações realizadas todas as manhãs, antes das práticas principais, gratuitas e abertas ao público geral, foram conduzidas por Sylvie Boisclair, Coby Kozlowski e Heather Lilleston.


Uma palestra cujo pré-requisito era registrar-se com antecedência, em vista das vagas serem limitadas a cem, teve como tema The Practice of Leadership, Responsability, Courage e Humilility – A Prática da Liderança, Responsabilidade, Coragem e Humildade – onde na mesa de debates estavam presentes Seane Corn e Haia Khouri, fundadoras da Off The Mat, Into the World and Yoga Energy Activism, Laurent Potdevin, Ceo da Lululemon, dentre outros.


Para os que participaram do evento ou simplesmente passavam pelo Yoga Marketplace, strike a pose to the cover, ou seja, fazer uma pose para a capa da revista Yoga Journal, foi um momento faz de conta que pareceu real.





















A próxima parada da Yoga Journal LIVE será em San Diego, de 10 a 14 de julho, para na sequencia seguir para o Colorado, Estes Park, de 14 a 21 de setembro, Flórida – Hollywood area, de 13 a 17 de novembro, para recomeçar em San Francisco em 2015, de 15 a 19 de janeiro, retornando à Nova York no mesmo Bat lugar, no mesmo Bat canal, de 23 a 27 de abril.


Mais informações em: http://www.yjevents.com/

Vale a participação! See you there next year!


Harih Om!



Sobre a Yoga Journal Conference – NYC – 2012, aqui:http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2012/04/tudo-sobre-conferencia-da-yoga-journal.html




Photos' credits: Tony Felgueiras – YJ Events, Humberto Meneghin e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário