25 de fevereiro de 2014

A DECLARAÇÃO DO SENHOR SHIVA






SWAMI SIVANANDA
TRADUÇÃO: HUMBERTO MENEGHIN


Quando a criação tinha sido concluída, Shiva e Parvati foram viver no topo do Monte Kailas. E, Parvati perguntou: "Oh venerável Senhor! Quais dos muitos rituais realizados em Tua honra mais agradam a Ti?”  O Senhor respondeu: “ Na décima quarta noite de lua nova, na quinzena escura durante o mês de Phalgun,  é o meu dia favorito que é conhecido como Shivaratri. Meus devotos me dão mais felicidade por um mero jejum do que por banhos cerimoniais e oferendas de flores, doces e incenso.


“O devoto observa a disciplina espiritual estrita no dia e cultua-me em quatro formas diferentes durante cada um dos quatro períodos sucessivos de três horas da noite. A oferenda de algumas folhas de bael é o mais precioso para mim do que as jóias preciosas e flores. Meu devoto deve banhar-me com leite no primeiro período, com coalhada no segundo, com manteiga clarificada no terceiro e com mel no quarto e último. Na manhã seguinte, ele deve alimentar os brâmanes em primeiro lugar e depois de realizar as cerimônias prescritas, ele pode quebrar o jejum. Oh, Parvati! Não há nenhum ritual que se possa comparar com esta rotina simples na consagração”.








Parvati ficou profundamente impressionada com o discurso do senhor Shiva que o repetiu para seus amigos que por sua vez passaram-no aos príncipes governantes na terra. Desta forma, a consagração do Shivaratri foi transmitida em todo o mundo .








As duas grandes forças naturais que afligem o homem são Rajas (a qualidade da atividade apaixonada) e Tamas (que é de inércia). O Shivaratri Vrata visa o controle perfeito dos dois. O dia inteiro é passado aos pés do Senhor e a adoração contínua do Senhor exige presença constante do devoto no lugar de culto. O movimento é controlado. Os males como a luxúria, ira e inveja, nascidos de Rajas são ignorados e subjugados. O devoto observa a vigília durante toda a noite e, assim, também conquista Tamas. A vigilância constante é imposta sobre a mente e a cada turno de três horas o culto ao Shiva Lingam é conduzido. Shivaratri é um Vrata perfeito.








A adoração formal consiste em banhar o Senhor, o Senhor Shiva que é considerado a forma de luz (que o Shiva Lingam representa). Ele está queimando com o fogo da austeridade. Ele é, portanto, melhor propiciado com banho frio. Enquanto banha o Lingam o devoto diz : "Oh Senhor ! Vou banhar- Te com água, leite , etc. Tu gentilmente me banhas com o leite da sabedoria. Tu gentilmente lavas-me de todos os meus pecados, para que o fogo do mundanismo que está me queimando possa ser posto para fora uma vez por todas, para que eu possa ser uno com Ti- Aquele único, sem um segundo.”








No Sivananda Ashram, Rishikesh, o festival Shivaratri é celebrado da seguinte forma:


1. Todos os aspirantes espirituais jejuam o dia todo, muitos deles sem tomar um único gole de água.


2. Um grande Havan é realizado para a paz e o bem estar de todos.

3. O dia todo se passa fazendo o Japa de Om Namah Shivaya e em meditação no Senhor.


4.  A noite todos se reúnem no templo e cantam Om Namah Shivaya por toda a noite.


5. O Shiva Lingam é cultuado com devoção intensa por quatro vezes durante a noite.


6. Sannyas Diksha também é dado nesse dia aos buscadores sinceros que estão pelo caminho.



Ofereça este culto interior ao Senhor Shiva diariamente: "Eu adoro a jóia do meu Ser, o Shiva que reside no Lotus do meu coração. Eu o banho com a água da minha mente pura trazida do rio de fé e devoção. Eu o adoro com as flores perfumadas do Samadhi, tudo isso para que eu não possa nascer novamente neste mundo.”


Aqui está uma outra fórmula para a adoração suprema do Senhor: "Oh Shiva ! você é o meu Ser. Minha mente é Parvati. Meus Pranas são seus servos. Meu corpo é a sua casa. Minhas ações neste mundo são o seu culto. Meu sono é Samadhi. Minha caminhada é o seu caminhar. Meu discurso é a sua oração. Assim posso oferecer tudo o que eu sou a você”.


Harih Om!



Saiba mais sobre o Maha Shivaratri nestes links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário