24 de novembro de 2013

HIPERTROFIADOS PRATICAM YOGA?





HUMBERTO MENEGHIN


“Yoga é para todos”, diz a premissa. Mas, será que aqueles que se dedicam de corpo e alma à musculação e levantamento de peso com o único objetivo de aumentar a massa muscular para manter o corpo definitivamente esculpido, sem excesso de peso e gordura, alguma vez na vida já pensaram ou se predispuseram a praticar ásanas do Yoga?






Um corpo bem cuidado, modelado e até com alguma massa muscular em evidência é bonito de se ter e de se ver e pode até aumentar a estima por si. Muitos podem achar que a figura de uma pessoa “bombada” seja homem ou mulher não combina com o Yoga em nenhum aspecto, pois quem pratica geralmente é magro e não possui a massa muscular extremamente desenvolvida, mesmo que a prática além de alongar também tonifique os músculos.

O termo hipertrofia muscular é utilizado por aqueles que querem por um motivo ou outro aumentarem a massa dos músculos seja porque são magros demais e gostariam de melhorar a aparência do físico por motivo de saúde, por vaidade ou porque levam a pratica da musculação muito a sério a ponto de até participarem de competições com outros halterofilistas.






Whey Protein, BCAA, L Carnitina e outros suplementos recomendados ou não são amplamente utilizados por quem deseja ter um corpo musculoso, bem esculpido, com abdômen maravilhosamente ripado.

No entanto, quando os limites do bom senso são extrapolados, aquele ou aquela que malha diuturnamente com a ideia fixa de se ter o corpo absolutamente perfeito como o de um super-herói, pode se tornar passível de um transtorno obsessivo.

Na maioria das vezes os hipertrofiados são pessoas tímidas e inseguras que para chamar a atenção e conseguir a aprovação alheia se focam em ganhar mais e mais massa muscular, levantar pesos realmente pesados, sentirem-se presentes e observados na academia, por onde passam e até provocarem inveja naqueles que gostariam de pelo menos ter bíceps iguais aos seus. E, o Yoga pode estar muito longe, sem qualquer luz no final do túnel, sem qualquer possibilidade de algum dia terem a curiosidade de saber o que é, do que se trata ou de praticarem, pois podem alimentar a ideia equivocada de que Yoga é só para as mulheres. Yoga para marombados, jamais! Mas, isso não é impossível.






Imaginemos que algum dia um hipertrofiado se interesse pelo Yoga; primeiramente pela prática de ásanas, num dia em que está descansando do treino puxado. Como seria? Será que seu corpo muito musculoso se adaptaria e se apaixonaria por ásanas que trabalham o alongamento, a flexão e a retro-flexão do corpo e outros pontos, além da energia psicofísica sutil?

Possivelmente, as posturas que demandam uma maior força muscular poderiam ser as mais atraentes e até mesmo algumas inversões para no final da prática mergulhar nos benefícios do relaxamento e talvez na seqüência seguir pelo caminho da meditação se o professor ou professora com quem praticar não encerrar a prática no relaxamento.

Disciplina e concentração também são qualidades inerentes da grande parte dos que cultuam o corpo através da musculação. A partir daí, adotar e manter uma prática de ásanas é uma questão de gosto e só irá depender da boa vontade de quem é adepto da musculação/halterofilismo.






E sendo assim, se decidir seguir pelo caminho do Yoga, ao longo do tempo poderá notar muitas mudanças, dentre elas: que as limitações e os excessos inerentes à personalidade não são tão importantes e que ter os músculos altamente desenvolvidos para que os olhares alheios se foquem não é um requisito essencial para ser feliz.

Harih Om!


Saiba mais sobre esse assunto em

5 comentários:

  1. Desculpe, mas achei seu texto tão preconceituoso quanto o pensamento de muitas pessoas com relação ao yoga. Acredito que nós, professores de yoga não devemos disseminar do mesmo mal que sofremos. Do ponto de vista científico, seus conceitos de hipertrofia e suplementação não são válidos. Dou aula em academia há mais de 5 anos e foi de lá que mais aprendi conceitos de compaixão, companheirismo entre outros valores que o yoga nos ensina e que me fez o profissional que sou hoje. Acho que este tipo de comentários e julgamentos superficiais não agregam valor a ninguem. O mesmo vale para o link sobre o yoga+musculação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno: não acho que este texto seja preconceituoso.Além do Yoga também pratico a musculação e tudo o que aqui foi colocado foi fruto de observações. Legal saber que no ambiente que vc pratica a sua visão seja diferente. Sim, os que se dedicam muito ao desenvolvimento da massa muscular podem se interessar pelo Yoga também; mas, são poucos. Para trazer mais informaçoes ao texto nos conte qual é o conceito de hipertrofia e suplementação válidos do ponto de vista cientifico.Obrigado. Harih Om!

      Excluir
    2. Concordo plenamente com o Bruno, procure saber sobre power lifting, entre outros levantamentos olímpicos e não só a musculação estética(que no meu ponto de vista foi o que você retratou) convivo com um 'bombado' que medita e fez da musculação um esporte porque teve várias fraturas devido a hiperfrouxidão ligamentar! Adorei o blog.

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário Gabrielle.Sim, o foco do texto é a musculação estética. Vou me informar sobre o "power lifting". Parabéns ao praticante de musculação que também medita.

      Excluir
  2. boa ideia essa de ''incluir'' os bombados........... vou deixar o link no meu blog pro pessoal daqui....... om

    ResponderExcluir