13 de junho de 2013

“QUADRADINHO DE OITO” É ÁSANA?



HUMBERTO MENEGHIN


Foi a Renatinha, integrante do grupo “Bonde das Maravilhas” quem diz ter inventado o passo funk “Quadradinho de Oito” feito da forma invertida, de pernas para o alto, de cabeça para baixo. Mas, será que esse “Quadradinho de Oito” é um ásana? Assim diz a letra:
As irmãs metralhas vêm lançando um jeito novo
Fica de pernas pro alto faz quadradinho de oito

Faz quadradinho de oito faz quadradinho

Faz quadradinho faz quadradinho de oito

Faz quadradinho de oito...



Febre nos bailes funks cariocas, espalhando-se pelo Brasil com milhões de acessos no Youtube, o “Quadradinho de Oito” do grupo funk “Bonde das Maravilhas” mostra que, por enquanto, veio para ficar.

Diferente do Tchan da Carla Perez e nada a ver com o rebolado da Gretchen, com uma coreografia mais do que ousada, as cinco integrantes do “Bonde das Maravilhas” mexem e remexem os quadris e os glúteos de um jeito peculiar, onde na verdade o movimento vai desenhando a forma de um quadrado. Fazem agachamentos, descem até o chão e judiam muito dos joelhos.

A forma tradicional é executada em pé; no entanto, a Renatinha e a irmã, apelidadas de “as irmãs metralhas”, decidiram fazer isso “de pernas pro alto” e para quem as vê, pratica ou já praticou ásanas do Yoga, pode visivelmente concluir que parece que executam a Viparita Karani ou uma variação de sirshásana com as pernas abertas, também parando com as mãos, enquanto mexem e remexem os quadris-glúteos fazendo o tal “quadradinho de oito”, onde a posição das pernas acaba lembrando o número 8 cuja parte superior é quadrada.





Não se trata de rebolado, como já deixaram bem claro as “performers” nos inúmeros programas de televisão por onde passaram. Mas, fazer esse “quadradinho de oito” querendo aproveitar algumas posturas de inversão adotadas no Yoga, não pode de forma alguma ser considerado uma variação, muito menos um novo ásana, o ásana da invertida do “Quadradinho de Oito”.

Será que as “irmãs metralhas”, ou melhor, a Renatinha já participou de alguma prática de Yoga e então se inspirou para criar esse novo “passo”? Ou o “Quadradinho de Oito” de pernas para o alto teve a mãozinha de algum coreógrafo que resolveu aproveitar as invertidas?

Para que não haja qualquer confusão e alguém comece achar que o “Quadradinho de Oito” é um novo ásana, lembramos a definição clássica que o sábio Patañjali  nos oferece sobre ásana, no Yoga Sutra:ásana é a postura, firme e confortável” (sthirasukham ásanam, YS,II:46).

Então, não se enquadrando nesse conceito, o “Quadradinho de Oito” performado da forma invertida pelas funkeiras do “Bonde das Maravilhas”, quando cantam o “Aquecimento das Maravilhas”, jamais poderá ser considerado uma nova postura, mesmo que a primeira vista os olhos podem se enganar e ver que executam a Viparita Karani ou sirshásana.











Remexer os quadris e os glúteos estando de “pernas pro alto” no “Quadradinho de oito invertido” pode, ao longo do tempo, mesmo que seja sexy e bonito de se ver, trazer um grande desconforto nestas partes do corpo, além de possivelmente criar alguma lesão na região cervical das meninas do “Bonde das Maravilhas” ou das pessoas que se puserem a copiá-las. 



Então, para as que pensam adotar o “Quadradinho de Oito” seja da forma tradicional ou na invertida, todo cuidado é pouco. Ortopedistas e Fisioterapeutas em “plantão”.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário