1 de maio de 2013

QUAIS AS CIDADES NO BRASIL ONDE MAIS SE PRATICA YOGA?


HUMBERTO MENEGHIN


A revista americana Forbes, especializada em evidenciar quem são as pessoas mais ricas do planeta dentre outros assuntos ligados às finanças, destacou as dez cidades nos Estados Unidos onde mais se pratica Yoga. Baseado em pesquisas mercadológicas, concluiu-se que o Yoga tornou-se uma atividade muito popular entre os americanos acima dos dezoito anos de idade, pois no último ano foi praticado por cerca de vinte milhões deles. E no Brasil? Será que podemos deduzir quais são as dez cidades brasileiras onde as pessoas mais praticam ásanas do Yoga?


Nos Estados Unidos, as dez cidades onde mais se pratica são:




1. San Francisco-Oakland-San Jose, CA
2. Seattle-Tacoma, WA
3. Philadelphia, PA
4. Washington DC  
5. New York City, NY




6. Baltimore, MD
7. Boston, MA
8. Portland, OR
9. San Diego, Ca
10. Boise, ID




Boulder no Colorado, LA e Santa Monica na Califórnia, onde o número de espaços são muitos, ficaram de fora.




Logicamente, por aqui, se desconhecem pesquisas que tenham por objetivo mensurar o universo de quem são, quantos são e de onde são as pessoas que caíram de cabeça na prática de ásanas do Yoga; pois, a grande maioria ainda não desenvolveu esse bom hábito.




No entanto, tomando-se por base a densidade populacional, costumes e interesses evidentes, podemos arriscar que as cidades brasileiras abaixo listadas podem ser alguns dos lugares onde as pessoas mais se dedicam à prática de ásanas do Yoga:

1. São Paulo – a capital paulista, locomotiva do Brasil, se destaca em qualquer área que se preze e no Yoga, não poderia deixar de ser. Contando com muitos espaços espalhados pela metrópole, diversos cursos e workshops voltados à prática, a formação e ao estudo do Yoga que por lá acontecem, os praticantes da terra da garoa estão na primeira colocação. Torcemos para que continuem fiéis à prática e que a nova geração desperte o interesse, pois a cidade tem muitos professores e professoras aptos a transmitir a Tradição.

2. Rio de Janeiro – como diz a canção, “o Rio de Janeiro continua lindo...” e apesar de muitos cultuarem a boa forma física, o Professor Hermógenes já está lá há muito tempo e com certeza foi o responsável por despertar o verdadeiro interesse pelo Yoga em muita gente em terras Cariocas e de todo o Brasil. Ainda, os Cariocas tem a boa dádiva de contarem com a presença da professora Glória Arieira sempre  disponível no Vidya Mandir para transmitir o puro ensinamento Védico.

3 .Florianópolis – Poderia ser a San Francisco brasileira, pois a velha ponte talvez dê essa impressão. Surfistas são muitos em Floripa e quem é dado ao Surf está a um fio de praticar Yoga. Bons espaços oferecem quase todos os estilos de Yoga e de hora em vez workshops e cursos voltados a prática e ao estudo do Yoga acontecem por lá ou em outras cidades do litoral catarinense.

4. Porto Alegre – Os gaúchos parecem que apreciam muito praticar Ashtanga Vinyasa Yoga, talvez seja por que se transpira muito e assim a sensação térmica de quando o clima está muito frio é diluída. Mas, falando sério, a ascendência germânica da maioria dos praticantes contribui para que a prática do Yoga seja levada com mais determinação. E, por isso, Porto Alegre se destaca entre as cidades onde se praticam mais ásanas do Yoga.

5. Belo Horizonte – Os mineiros são ativos e quando põem na cabeça que querem alguma coisa, conseguem. E, praticar ásanas do Yoga é uma boa teimosia dos mineiros. Estudos voltados ao Ayurveda e da linhagem do Yoga de Satyananda estão presentes em Minas Gerais; aliados ao bom clima de algumas cidades nas montanhas que contribuem para que o prana seja bem absorvido.

6. Salvador – Terra do misticismo, da boa energia e da Natureza exuberante, a Bahia está de braços abertos para a prática de ásanas do Yoga. Apesar do clima quente, que às vezes pode desmotivar, o Yoga praticado contribui para centrar os praticantes no momento presente. Meditar na Terra de Todos os Santos deve ser uma experiência única, pois os filhos de Gandhi estão lá.




Sim, por aqui não poderíamos alongar esta lista que infelizmente para na sexta colocação, considerando-se números sócio-econômicos mais expressivos e por dedução. Mas, poderíamos supor que as outras quatro colocações poderiam ser divididas entre as cidades de Curitiba, Fortaleza, Alto Paraíso e Recife. Será?

Quem quiser pode completar a lista:

7.    ______________
8.    ______________
9.   _______________
10.  _______________

Harih Om!

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Convidamos a todos a participarem da pesquisa "Perfil do Praticante de Yoga brasileiro". Em 3 minutos você responde ao instrumento e nos ajuda a compreender quem são e onde estão os yoguins de nosso país: http://bit.ly/1WwpcvP

    Se puder, ajude a divulgar! As respostas são anônimas.

    Obrigada!

    Andreia Torres
    NutriYoga.com.br

    ResponderExcluir