7 de maio de 2013

ELAS VÃO SURTAR NA YOGA



HUMBERTO MENEGHIN


“Surtadas na Yoga” é o título da nova comédia de situações, que vai estrear quarta-feira, oito de maio (2013), no canal GNT, às 23:00 hs e provavelmente será reprisada noutro horário. Escrita e roteirizada pela escritora, atriz, apresentadora e entrevistadora Fernanda Young e Alexandre Machado, a nova série do canal a cabo mais preferido pela elite brasileira promete descrever as situações inusitadas e constrangedoras que três amigas-praticantes irão vivenciar durante as aulas de ásanas de Yoga que frequentam. Provavelmente a audiência fiel do programa será dos, ou melhor, das que adoram praticar Yoga, https://www.facebook.com/ADOROYOGA. Mas, será que o público vai se identificar e apreciar as situações surtantes?




Para fazer rir, vale qualquer coisa. Um mantra entoado de forma incorreta, posturas feitas de modo inadequado, pequenos escândalos, ataques histéricos, assédios, desentendimentos e gritos. Algo incomum de se ver numa prática real e regular de ásanas seja num espaço ou numa aula particular. No entanto, uma cena equivocada não está isenta de acontecer em qualquer lugar que seja, mesmo dentro de uma sala de prática.

Do dicionário, “surtar” significa enlouquecer, perder o controle, passar dos limites diante de uma situação. Pois bem, mesmo que as yoginis em desenvolvimento que serão representadas pela própria Fernanda Young (Jéssica), Flavia Garrafa (Ana Maria) e Anna Sophia Folchi (Marion), hinduístas e péssima praticante como se declara Young, sejam minimamente desequilibradas a ponto de surtarem na Yoga, será que a prática realmente é o mais indicado para elas, para as personagens?




Ou será que terapeuticamente falando uma opção adequada seria o Muay Thai, outros tipos de lutas marciais e até mesmo o boxe para descontarem toda a raiva e consequentemente evitarem o surto?

A prática consciente de ásanas do Yoga e a meditação aliadas ao estudo das escrituras decorrentes do conhecimento védico tem a precípua finalidade de auxiliar aquele que pratica e estuda a dissipar a ignorância e reconhecer que é um Ser livre.  

Surtar na Yoga, ao pé da letra surtar numa aula de ásanas, não é assim um lugar tão adequado para tanto e se isso porventura ocorrer numa prática real, provavelmente o professor ou professora saberá lidar com a situação e inclusive com a ou as que surtarem.




Tudo bem que as “Surtadas na Yoga”, que podem estar em TPM, será uma comédia de situações cuja finalidade é fazer as pessoas, os telespectadores, rirem, o que é uma arte, nada fácil; no entanto, mesmo que o propósito das personagens seja buscar uma “conexão interior” para se ter uma vida mais equilibrada, esperamos que esse humor seja inteligente, sem que haja situações indevidas que possam trazer um conceito equivocado e desacreditar o público sobre os preceitos lídimos adotados pela Tradição do Yoga, desmotivando a prática.


Descrever situações cômicas que podem ocorrer numa aula de ásanas de Yoga que são produzidas e filmadas para que um público consumidor assista, não é uma grande novidade assim; pois nos Estados Unidos, onde há muitos praticantes e uma indústria organizada que promove a prática a seu modo, algumas sitcoms já colocaram personagens que praticam ásanas e ainda certas produtoras exibiram na web episódios engraçados que personagens praticantes vivem numa sala de prática ou na vida.

“Surtadas na Yoga” terá inicialmente 13 episódios de 30 minutos e com certeza algumas das situações cômicas serão comentadas nas salas e nos corredores dos espaços de Yoga e ainda no FB. Você vai assistir?

“Minha Amiga pratica Yoga, eu também!”, aqui no blog.http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2013/05/minha-amiga-pratica-yoga-eu-tambem.html


Harih Om!

5 comentários:

  1. Muito sensato o seu texto e uma delicadeza sem ir apenas para a crítica apenas, próprio de um dedicado praticante de YOGA. Forte abraço, namaste. Marcia.

    ResponderExcluir
  2. O programa é sofrível, uma vergonha. Não sei como a Gnt tem a coragem de passar um programa destes. Usa a Yoga como plataforma para um texto fraco, burro, desrespeitoso e cansado. Mau Carma ...

    ResponderExcluir
  3. Alguem pode me dizer o nome da musica de abertura do programa????
    Eu adoro, humor inteligente. Quem nao gosta e porque nao consegue entender, logo e burro!!!!
    RMB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a GNT pode informar o nome da música da abertura do programa.

      Excluir
  4. Adoro esta serie , a melhor depois dos Normais. Primorosa!

    ResponderExcluir